Você está visualizando atualmente Programa Bombando Cidadania

Programa Bombando Cidadania

O Programa Bombando Cidadania é uma iniciativa de desenvolvimento local integrado que surgiu da parceria entre a iniciativa do Instituto Walmart, que queria desenvolver seu primeiro programa na área de desenvolvimento local, e a expertise do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, que já atuava há anos com o tema, tendo em seu corpo de sócios consultores com ampla experiência teórica e prática no assunto.

O território beneficiário do Programa é o bairro da Bomba do Hemetério, periferia da Zona Norte do Recife/PE, e as comunidades em seu entorno. Com uma população de cerca de 12,5 mil habitantes e IDH igual a 0,717 (PNUD/2000), o bairro é um grande pólo de efervescência cultural, chegando a acumular 30% do carnaval da cidade, e possui um enorme potencial empreendedor. Contudo, sofre com problemas comuns às periferias brasileiras: o fornecimento de água é precário, não há tratamento de esgoto e a infra-estrutura é precária. A renda per capita do local gira em tono de R$300 e dois terços dos alunos matriculados no Ensino Fundamental têm alguma defasagem escolar.

Diante disso, o Bombando Cidadania iniciou as atividades no fim de julho de 2008, com prazo de atuação estimado em 5 anos. Aproveitando as potencialidades endógenas, o Programa tem ações nas áreas de Trabalho e Renda, Saúde e Meio Ambiente, Comunicação, Educação, Juventude e Arte e Cultura. Como todo processo de desenvolvimento local sustentável, a proposta é tornar a comunidade protagonista do desenvolvimento do território, apropriando-se de técnicas que levem as pessoas a empreender a partir de seus potenciais.

Para desenvolvimento das ações, diversos parceiros reforçam o time de técnicos e apoiadores: além do IADH, responsável pela concepção técnico-pedagógica do Programa, a partir do convite do Instituto Walmart, outras organizações da sociedade civil, entidades internacionais, empresas privadas e a Prefeitura da Cidade do Recife integram a plataforma de parceiros do Bombando Cidadania.

A experiência dos primeiros anos e da construção do Programa Bombando Cidadania é narrada no livro “A Experiência de Desenvolvimento Local na Bomba do Hemetério: um olhar sobre a concepção pedagógica”, lançado em setembro de 2011 durante a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e disponível para venda através do contato com o IADH: (81) 3325.4292 ou 3037.0462 ou ainda pelo email: jefteamorim@iadh.org.br.

Para saber mais sobre o Programa Bombando Cidadania, leia aqui as notícias em nosso site.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário