Moda fitness ajuda dinamização econômica no DIST Fortaleza
27 de fevereiro de 2018

Moda fitness ajuda dinamização econômica no DIST Fortaleza

Tags: DIST empreendedorismo Fortaleza

Turma do curso de modelagem, corte e costura do conjunto residencial Os Escritores, em Fortaleza
Turma do curso de modelagem, corte e costura do conjunto residencial Os Escritores, em Fortaleza

Os projetos sociais que envolvem dinamização econômica precisam ter uma sensibilidade maior na hora de apresentar as ideias que vão ser desenvolvidas. Como mostra o Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território de Fortaleza (DIST Fortaleza), uma iniciativa ampla executada pelo IADH nos residenciais Minha Casa Minha Vida na capital cearense.

Na semana pós-carnaval, foi realizado um curso de modelagem, corte e costura nos residenciais Os escritores. As participantes produziram quatro peças: uma legging, um top, um macacão e um short-saia.

Além do curso de modelagem, corte e costura, foi construído um plano de negócios para identificar a viabilidade do empreendimento coletivo. As alunas-empreendedoras interessadas também foram orientadas a submeterem seu projeto ao comitê gestor do DIST Fortaleza e, assim, receber o apoio financeiro para compra de máquinas de costura, mesa de corte e tesoura elétrica.

O passo seguinte é a construção do fundo rotativo solidário, para contratar um empréstimo para a compra da matéria prima.

A maior parte dos participantes do curso de modelagem, corte e costura tem um perfil definido: são mulheres, chefes de família ou desempregadas. Duas das participantes têm necessidades especiais e disposição para aprender, logo, superar essas dificuldades. Todas conseguiram modelar.

O curso teve um direcionamento para a produção de roupas fitness, que é como são conhecidas as roupas usadas para se fazer exercícios, caminhar ou alongar. As roupas fitness representam um mercado que movimenta por ano mais de R$ 4 bilhões, apenas no Brasil, de acordo com pesquisa no mercado divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo. Por isso, o IADH focou nesse nicho de mercado.

Além da produção das quatro peças, as próprias participantes desfilaram para o público dos residenciais e atraíram as atenções, exercitando o protagonismo.

O DIST é uma iniciativa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para os residenciais Minha Casa, Minha Vida, que está sendo desenvolvida em Fortaleza pelo IADH. Na capital cearense, o projeto atua em áreas consideradas vulneráveis socialmente: Paupina (onde funcionam oito conjuntos conhecidos como “Os Escritores”, com 1960 unidades), Barroso (conjunto São Domingues, com 120 unidades), Passaré (São Bernardo, com 80 unidades), José Walter (conjunto Cidade Jardim, com 5.536 unidades) e Mondubim (Monte Líbano, com 256 unidades). O IADH executa projetos DIST em Alagoas, no Ceará e em Goiás.

Newsletter

Receba por e-mail

IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

Rua Padre Carapuceiro, 968

Sala 1406 - Boa Viagem - Recife/ PE

CEP: 51020-280

(81) 3325.4292 | 3037.0462 | 3463.0881

(81) 99978.0290