Curso do Projeto Dom Távora sobre a gestão de negócios rurais
15 de março de 2018

Curso do Projeto Dom Távora sobre a gestão de negócios rurais

Tags: capacitação curso Desenvolvendo Capacidades Dom Távora gestão produtiva

Cerca de setenta funcionários da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e facilitadores do IADH participaram do Curso de Gestão de Negócios Rurais, parte do programa Desenvolvendo Capacidades, que contribui com formação de agricultores familiares e de técnicos, no âmbito do Programa Dom Távora, em Sergipe.

O curso teve como objetivo contribuir com assessoria técnica para o desenvolvimento da competência para a promoção de negócios rurais.  As informações, apostila e dinâmicas fornecidas tiveram o propósito de facilitar a preparação dos técnicos na assessoria e no apoio à gestão de negócios rurais dos beneficiários do Projeto Dom Távora.

O curso é formatado em unidades presenciais e unidades de ensino a distância (EAD). Presencialmente, foram dadas oito horas/aula com os associados do IADH, Arturo Jordan, Ricardo Cerqueira e Graça Almeida, em Aracaju, Sergipe. As aulas contaram com o apoio de Filipe Bacelar, que apresentou a ferramenta de EAD do IADH e também tirou dúvidas sobre o funcionamento da unidade EAD, composta de 32 horas/aula. A carga horária total é de 56 horas/aula.

O coordenador do Desenvolvendo Capacidades, Ricardo Cerqueira, comentou que o IADH teve algumas estratégias para oferecer mais volume de conhecimento aos parceiros baseados em Sergipe, ao planejar o programa. “Todos os facilitadores são de Sergipe, formados pelo IADH e representam um capital humano que se manterá no estado”. Outra estratégia vantajosa para a execução de um projeto que busca impactar os indicadores socioeconômicos de 15 municípios em quatro territórios sergipanos é o uso de ferramentas de educação a distância, capazes de oferecer mais conteúdo a um número maior de técnicos.

Dom Távora

O Desenvolvendo Capacidades é um programa que apoia o Projeto Dom Távora, do governo de Sergipe. O objetivo do Dom Távora é a redução da pobreza rural em 15 municípios dos territórios Centro Sul, Agreste Central, Médio Sertão e Baixo São Francisco. O apoio do Programa Desenvolvendo Capacidades ocorreu depois de uma parceria entre o IADH e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD), que permitiu o desenvolvimento do programa para agricultores familiares e técnicos estaduais em negócios rurais do Projeto Dom Távora.

A meta geral do Dom Távora é reduzir a pobreza extrema de 10 mil famílias de pequenos produtores rurais, com ou sem terra, o que representa cerca de 40 mil pessoas, tendo prioridade: jovens rurais, grupos étnicos e mulheres chefes de família, através da implantação de 300 planos de negócios.

Newsletter

Receba por e-mail

IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

Rua Padre Carapuceiro, 968

Sala 1406 - Boa Viagem - Recife/ PE

CEP: 51020-280

(81) 3325.4292 | 3037.0462 | 3463.0881

(81) 99978.0290