Curso oferece formação de agentes de desenvolvimento em Fortaleza
6 de março de 2018

Curso oferece formação de agentes de desenvolvimento em Fortaleza

Tags: agentes do desenvolvimento Desenvolvimento DIST Fortaleza

O processo de desenvolvimento pede líderes e, por essa razão, o Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território de Fortaleza (DIST Fortaleza) realizou a primeira etapa do processo de formação de agentes de desenvolvimento, no final de fevereiro.

O objetivo da formação é fortalecer os líderes locais para a gestão social do desenvolvimento dos residenciais Minha Casa Minha Vida de Fortaleza.  Serão quatro módulos, um sábado por mês. No primeiro módulo, foram oferecidas noções sobre desenvolvimento territorial, liderança, empreendedorismo social e diagnóstico participativo.

Alguns caminhos foram acordados, como o comprometimento dos participantes com o processo, bem como a multiplicação do conhecimento aprendido nos residenciais de origem; apoio dos agentes nos processos de mobilização do Projeto DIST Fortaleza; sistematização do diagnóstico participativo realizado; e mobilização para o próximo módulo do curso.

Os próximos módulos vão tratar de planejamento e desenvolvimento comunitário; elaboração de projetos, governança e gestão social; comunicação e articulação de políticas públicas.

O primeiro módulo contou com a presença de agentes dos residenciais Monte Líbano, São Bernardo, São Domingos, Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, José de Alencar, Monteiro Lobato, Machado de Assis e Jorge Amado.

O Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (Projeto DIST) é uma iniciativa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para os residenciais Minha Casa, Minha Vida de Fortaleza, que está sendo desenvolvida pelo IADH. Na capital cearense, o projeto atua em Paupina (onde funcionam oito conjuntos conhecidos como “Os Escritores”, com 1.960 unidades), Barroso (conjunto São Domingues, com 120 unidades), Passaré (Conjunto São Bernardo, com 80 unidades), e Mondubim (Monte Líbano, com 256 unidades).  Além do Ceará, o IADH executa projetos no mesmo modelo DIST em Alagoas e Goiás.

Newsletter

Receba por e-mail

IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

Rua Padre Carapuceiro, 968

Sala 1406 - Boa Viagem - Recife/ PE

CEP: 51020-280

(81) 3325.4292 | 3037.0462 | 3463.0881

(81) 99978.0290