DIST Fortaleza avança em vários ações do projeto
13 de abril de 2018

DIST Fortaleza avança em vários ações do projeto

Tags: agentes do desenvolvimento capacitação desenvolvimento local DIST Formação Fortaleza

O projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território de Fortaleza (DIST Fortaleza) avança nos residenciais Minha Casa Minha Vida da capital cearense. Uma nova etapa do curso de formação dos agentes de desenvolvimento foi realizada, em março, com a participação de 60 pessoas. O curso de formação  de  agentes ocorre em paralelo com ações nos eixos de juventude, meio ambiente e trabalho e renda.

O evento de  formação dos  líderes dos residenciais teve apresentações dos facilitadores Chrístian Arruda e Arturo Jordán. O objetivo foi apoiar o processo de planejamento estratégico e operacional dos residenciais.

Os agentes do desenvolvimento passaram a reconhecer a importância do  planejamento e quais perguntas e respostas devem ser feitas para o planejamento começar. A turma vai exercitar a matriz de planejamento conceitual, a partir das prioridades já definidas por eles. O planejamento pede ações, que tiveram seu encaminhamento pactuado  pelo grupo no Plano de Ação Imediata (PAI). Também foi assumido um compromisso pelo grupo de apoiar a articulação das ações do Projeto DIST nos residenciais onde residem.

Foi elaborada uma agenda integrada de ações em todos os eixos do Projeto DIST.  O eixo de  trabalho e renda, com os cursos de gastronomia, produção de sabão ecológico,  corte e costura,  bolsas e bonecas, curso de manicure, de embelezamento, além de oficinas de educação financeira e de elaboração de planos de negócios. No eixo de meio ambiente, com  s agendas de educação ambiental, engajamento das famílias na  coleta seletiva e realização de  passeios, como o promovido no Parque do Cocó. O eixo da juventude promove os encontros de sensibilização dos jovens para os cursos e oficinas de teatro, dança, comunicação e técnicas de sonorização, iluminação cênica e discotecagem.

O Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (Projeto DIST) é uma iniciativa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para os residenciais Minha Casa Minha Vida de Fortaleza, que está sendo desenvolvida pelo IADH. Na capital cearense, o projeto atua em Paupina (onde funcionam oito conjuntos conhecidos como “Os Escritores”, com 1.960 unidades), Barroso (conjunto São Domingues, com 120 unidades), Passaré (Conjunto São Bernardo, com 80 unidades), e Mondubim (Monte Líbano, com 256 unidades).  Além do Ceará, o IADH executa projetos no mesmo modelo DIST em dois municípios de Alagoas e na capital de Goiás.

Newsletter

Receba por e-mail

IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

Rua Padre Carapuceiro, 968

Sala 1406 - Boa Viagem - Recife/ PE

CEP: 51020-280

(81) 3325.4292 | 3037.0462 | 3463.0881

(81) 99978.0290