Residenciais em Fortaleza celebram inovação social
10 de setembro de 2018

Residenciais em Fortaleza celebram inovação social

Tecnologias sociais inovadoras estão transformando o modo como os novos moradores de onze residenciais Minha Casa Minha Vida, em Fortaleza, encaram sua nova comunidade. Os projetos fazem incubação de grupos produtivos, criam hábitos ambientais sustentáveis, fomenta a cultura e os esportes entre os jovens e, tudo isso, de forma integrada, com a gestão dos próprios moradores do território.

O Projeto de Desenvolvimento Integrado, Sustentável e Territorial (DIST), em Fortaleza já incubou grupos de costura, confecção de bonecas de pano e bolsas, grupos de gastronomia, de salão de beleza e de produção de sabão ecológico, que usa o óleo residual da coleta seletiva.  A coleta seletiva, por sinal, foi implantada em consequência da educação ambiental repassada. Os moradores dos residenciais fizeram suas hortas comunitárias e seus jardins suspensos. É aquela coisa de ciclo virtuoso.

A comunidade fez suas escolhas para o eixo da cultura do Projeto DIST Fortaleza. O pessoal priorizou atividades de capoeira, banda de lata, balé, oficinas de fotografia por celular, teatro, zumba, recreação infantil e futebol. As escolhas, a implantação e a gestão são da própria comunidade. O sucesso desse projeto foi o motivo da celebração, no dia 8, na residencial Escritores, que possui oito condomínios. No dia 9, é a vez do residencial São Bernardo. Dia 12, a festa será no Monte Líbano. Dia 14, no São Domingos.

A execução do projeto DIST Fortaleza é do IADH (Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano), que fez questão de aplicar inovações, como a formação de agentes de desenvolvimento. Essa formação capacita os beneficiados a assumir a liderança do desenvolvimento comunitário. São realizados módulos de processo formativo, os quais têm como subproduto a elaboração do plano de desenvolvimento comunitário de cada residencial até o final do ano. Aprende-se hoje, a construir o amanhã.

Uma turma com jovens e adultos está sendo capacitada em comunicação comunitária e mídias sociais para compor núcleo de comunicação, que vai apoiar a consolidação de todas essas iniciativas solidárias inovadoras, além de habilitar a todos no uso destas ferramentas contemporâneas.

A metodologia do Projeto DIST Fortaleza está centrada no planejamento rápido e na gestão participativa, com capacitações e execução imediata de projetos demonstrativos em quatro eixos: economia solidária, gestão ambiental, governança comunitária, cultura e juventude.

A coordenadora do Projeto DIST, Silvana Parente, vê a iniciativa como uma oportunidade para o desenvolvimento do território. “Tudo foi feito com a comunidade e para comunidade, apenas com  tecnologia social  adequada para comunidades de baixa renda, com apoio técnico e financeiro bem executado. Os resultados são animadores e podem servir de referência para politicas públicas mais amplas de inclusão socioprodutiva em bairros da periferia urbana com alto índice de violência”.

O Projeto DIST é uma iniciativa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para os residenciais Minha Casa, Minha Vida. O IADH é o responsável, também, pela execução dos projetos DIST em Arapiraca, Alagoas, e em Goiânia, Goiás.

Newsletter

Receba por e-mail

IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

Rua Padre Carapuceiro, 968

Sala 1406 - Boa Viagem - Recife/ PE

CEP: 51020-280

(81) 3325.4292 | 3037.0462