DIST Fortaleza participa do Fórum IED de Sustentabilidade
9 de novembro de 2018

DIST Fortaleza participa do Fórum IED de Sustentabilidade

Tags: DIST empreendedorismo Fortaleza

Grupo produtivo exibe peças confeccionadas pelos moradores dos residenciais

O Fórum IED de Sustentabilidade está entre os eventos que atraem atenções, em Fortaleza, Ceará. Em sua 11ª edição, terá a participação dos grupos produtivos dos residenciais Minha Casa Minha Vida atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento Integrado Sustentável e Territorial de Fortaleza, o DIST Fortaleza, executado pelo IADH. Vão expor roupas de moda fitness, bonecas de pano e sabão ecológico – tudo feito os residenciais.

Os grupos produtivos atenderam a um convite de Geni Sobreira, da Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis (REMES). Ela identificou nas atividades do Projeto DIST uma iniciativa em favor do protagonismo das mulheres, além da visão de sustentabilidade ambiental. Todo o sabão é feito a partir do reuso do óleo de cozinha doméstico.

O Projeto DIST trabalha quatro eixos: economia solidária; gestão ambiental; cultura e juventude; e governança comunitária. A produção de sabão ecológico, por exemplo, está no eixo de economia solidária, mas tem uma função ambiental. Cada litro de óleo usado é capaz de contaminar 20 mil letros de água, além de prejudicar a tubulação doméstica. É um empreendimento socioambiental.

Além da exposição e da divulgação das atividades do Projeto DIST Fortaleza, o Fórum IEP de Sustentabilidade servirá para capacitação dos integrantes do núcleo produtivo. Elas participarão de curso para aprender a fazer bolsas e sacolas usando papéis descartados.

Atualmente, o eixo de trabalho e renda do Projeto DIST trabalha com a produção de sabão ecológico, roupas de moda fitness, gastronomia, embelezamento, produção de bonecas artesanais, além da produção de bolsas artesanais. O Fórum IEP servirá para divulgar estas atividades e estabelecer contatos de possíveis interessados na compra desta produção.

O principal objetivo do Fórum IED de Sustentabilidade é despertar o interesse da sociedade, governos e terceiro setor em favor dos objetivos do desenvolvimento sustentável, defendido entre os 17 compromissos da ONU com o milênio. O ambiente é favorável ao encontro de pessoas que compartilham estes interesses.

O Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (Projeto DIST) é uma iniciativa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para os residenciais Minha Casa, Minha Vida de Fortaleza, que está sendo desenvolvida pelo IADH. Na capital cearense, o projeto atua em Paupina (onde funcionam oito conjuntos conhecidos como “Os Escritores”, com 1.960 unidades), Barroso (conjunto São Domingues, com 120 unidades), Passaré (Conjunto São Bernardo, com 80 unidades), e Mondubim (Monte Líbano, com 256 unidades).  Além do Ceará, o IADH executa projetos no mesmo modelo DIST em dois municípios de Alagoas e na capital de Goiás.

Newsletter

Receba por e-mail

IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

Rua Padre Carapuceiro, 968

Sala 1406 - Boa Viagem - Recife/ PE

CEP: 51020-280

(81) 3325.4292 | 3037.0462