IADH celebra 15 anos de fundação com reflexões, anúncios e novos livros
30 de novembro de 2018

IADH celebra 15 anos de fundação com reflexões, anúncios e novos livros

Rodada sobre Economia solidária em territórios urbanos

 

A celebração, que marcou os 15 anos de fundação do IADH, foi rica na apresentação de um legado, no debate sobre políticas públicas, em anúncios e nas trocas. Diferentes parceiros de diversos projetos pelo país usaram o encontro para se confraternizar com associados e colaboradores do IADH. Além das reflexões, o evento Convergência para Inclusão serviu para reflexões, lançamentos, anúncios e para ouvir parceiros das comunidades e territórios beneficiados. Quando o tem trata dos projetos executados pelo IADH, todos tivel.

Desenvolvimento territorial, empreendedorismo feminino, sustentabilidade no meio rural, articulações por um turismo criativo e microfinanças foram alguns dos temas abordados nos talk-shows, sempre com associados e dois parceiros (no território e institucional). O foco se deu nos legados deixados e os aprendizados tirados.

Willrobson Franco Toledo, dos Projetos Sociais do Fundo Socioambiental da Caixa, deu seu testemunho sobre os projetos de desenvolvimento territorial executados, que acompanhou de perto, em Alagoas. Alex Amaro de Melo, coordenador do Fórum de Desenvolvimento do Território Brisa do Lago, Arapiraca, falou dos legados deixados com a comunidade, depois das apresentações de Silvana Parente e Ronaldo Camboim, do IADH. Silvana coordenou o projeto Sobral Solidário, no Ceará, e Ronaldo dois projetos de Desenvolvimento Integrado, Sustentável e Territorial, em Alagoas.

Anúncios e lançamentos

Todos os presentes participaram da dinâmica “recados da bola”, que antecedeu o painel Turismo criativo e seu impacto territorial. Os convidados que receberam uma bola deviam jogá-la para o alto e falar sobre um turismo mais humano e criativo. Em seguida, Karina Zapata (IADH), a empreendedora NegraLinda, da Ilha de Deus, o secretário de Turismo, Mustafá Dias, e o presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem em Pernambuco, Marcos Teixeira, falaram a respeito do setor e de como podem contribuir para o turismo criativo. “Vamos divulgar mais juntos aos turistas e dentro do setor”, combinou Teixeira.

As diretoras do IADH, Silvana Parente, e da RECRIA (Rede Nacional do Turismo Criativo), Larissa Almeida, anunciaram a parceria entre as duas instituições, que vão trabalhar de forma juntas e forma articulada para o fortalecimento das relações em rede, em benefício do turismo criativo.

Dois livros foram lançados no evento: Convergência para Inclusão: Economia Solidária, Desenvolvimento Territorial e Microfinanças, de Silvana Parente, e Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território DIST Brisa do Lago – Elementos da Gestão do Conhecimento, de Arturo Jordán e Ronaldo Camboim. Os três autores são do IADH.

Arturo Jordán lembrou, na abertura do evento, as pessoas, os parceiros e as personalidades que contribuíram, há 15 anos, para o início das atividades do IADH. Antes do final das celebrações, Tania Zapata deu seu testemunho de emoção, sobre o que significava o caminho trilhado. Um brinde com espumante e música para todos, que o momento foi de celebração.

Organização da sociedade civil de interesse público, o IADH foi criado por educadores com diferentes formações, com experiência na execução de projetos de cooperação internacional. Estes 15 anos do IADH são ricos em trabalhos que levaram desenvolvimento em vários níveis: territorial, rural sustentável, comunitário e turístico, vinculado ao território, além do fortalecimento institucional e do apoio ao desenvolvimento de organizações microfinanceiras de base territorial.

São especialidades e casos de sucesso que contaram com a confiança de instituições internacionais como o PNUD e FAO, da ONU, grandes parceiros nacionais, como o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, a Fundação Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, CNI, Sebrae e Codevast, além de grandes empresas como a Petroquímica Suape, Ação Empresarial pela Cidadania, Odebrecht Realizações Imobiliárias e Instituto Walmart, sem esquecer dos três níveis  governos.

Newsletter

Receba por e-mail

IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

Rua Padre Carapuceiro, 968

Sala 1406 - Boa Viagem - Recife/ PE

CEP: 51020-280

(81) 3325.4292 | 3037.0462