Conceição Faheina

Conceição Faheina

1. Cargo Consultora
2. Nome: Maria da Conceição Faheina de Oliveira
3. Data de nascimento: 29.04.1956 Nacionalidade Brasileira email: cfaheina@uol.com.br

conceicaofaheina@gmail.com

4. Educação: Graduação em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Ceará –

1979
Pós-graduação em Administração Financeira (Banco do Nordeste)-1984
Especialização em Preparación y Evaluación Socioeconômica de Proyectos
na Pontificia Universidad Catolica de Chile em 1996
Especialização em Microfinanças – Programa Boulder Institute of
Microfinance, ocorrido na Universidad de Talca Chile em 2007.

5. Outras especialidades
e Cursos

Especialista como instrutora de cursos de formação de agentes de crédito,
coordenadores e gerentes de Instituições de Microfinanças em metodologia,
produtos, gestão, cobrança e na elaboração de Manuais operacionais, de
recursos humanos, gestão do risco, controles e assistência técnica formada
pela Acción International, 2000.
Especialista em Desenvolvimento de Lideranças – Fundação Dom Cabral e
Banco do Nordeste – 1996
Especialista em Planificación de Negocios para Organizaciones de
Microfinanzas com MICROFIN, na Fundación Crysol na Guatemala com
Charles Waterfield em 2003
Pasantía: Programa Tecnologías Financieras para el Desarrollo
microempresarial no Banco Nacional da Costa Rica em San José em 2002
Curso Credits aux PME – Analyse des Etts Financiers, Agence de Transfert de
Technologie Financiere, Banco Central de Cabo Verde em 2010.
Curso Programa de Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral e Banco
do Nordeste em Fortaleza-Ce, 1998
Especialista em repasse do Modelo de Formação Integral para gestão de
negócios de empreendedores de micro/pequeno porte. Acción International
2008.
Curso Urbanization in Latin America – Desarrollo Urbano y Vivienda – BID –
Banco Interamericano de Desenvolvimento – 2015
Especialista em educação financeira para famílias de escassos recursos,
criação de bancos comunitários e Fundos Rotativos Solidários no foco da
economia e finanças solidárias – 2013 – 2016.
Curso Liderando el Desarrollo Sostenible de las Ciudades – BID – Banco
Interamericano de Desenvolvimento – 2015.
Curso Inclusión Financiera: Retos y posibilidades – Universidad de Salamanca
2016.
Curso de Gestión de Proyectos de Desarrollo – BID, 2016.
Curso Learnig how to Learn: Powerful mental tools to help you master tough
subjects. Aprendizagem, como aprender: poderosas ferramentas mentais para
ajudar você a dominar assuntos difíceis– University California San Diego 2016

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Curso de Mapeamento de Oportunidades e Iniciativas de Inclusão Produtiva.
Centro de Estudos Internacionais sobre Governos da Universidade Federal do

Rio Grande do Sul – UFRGS, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário-
MDSA, 2016.

6. Países onde têm
experiência de trabalho:

Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau.

7. Idiomas Português (Nativo), Espanhol (Avançado), Inglês (Básico).

8. Histórico de Trabalho:
Experiência 1
De [Ano]: 2010 Ate [Ano] Atual
Companhia: Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano – IADH
Cargos
desempenhados:

Associada e Consultora para realização de Projetos de inclusão financeira,
Finanças Solidárias, criação de Bancos comunitários, Fundos Rotativos
Solidários, Economia solidária, Educação financeira, atuação em programas de
redução da pobreza, inclusão social, produtiva e financeira.

Experiência 2
De [Ano]: 2017 Ate [Ano] 2016
Companhia: Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano – IADH
Cargos
desempenhados:

Consultora para realização do Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável
Territorial – DIST em alguns residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida,
com população de escassos recursos. Um projeto da CAIXA Econômica em
Arapiraca-Al, Goiânia-Go, Fortaleza-Ce e executado pelo IADH.

Experiência 2
De [Ano]: 2012 Ate [Ano] 2013
Companhia: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Brasil
Cargos
desempenhados:

Consultora para o fortalecimento do Programa de microfinanças CAIXA
CRESCER na elaboração de estratégias de negócios, desenho de produtos e
política de crédito elaboração de manuais para ampliação de seu público-alvo de
baixa renda incluindo beneficiários do programa Bolsa-Família.

Experiência 3
De [Ano]: 2011 Ate [Ano] 2012
Companhia: World Bank – Banco Mundial
Cargos
desempenhados:

Consultora responsável por visitas e por um diagnóstico sobre a provisão de
serviços financeiros para micro e pequenos agricultores rurais em três estados do
Brasil: Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro e recomendações para

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incremento do acesso ao financiamento.

Experiência 4
De [Ano]: 2008 Ate [Ano] 2010
Companhia: PlaNet Finance Brasil hoje Positive Planet
Cargos
desempenhados:

Coordenadora do Projeto “Desenvolvimento de Instituições de Microfinanças”,
concebido pelo Millennium Challenge Account – Cabo-Verde (MCA-CV) – Desafio
do Milênio dos EUA para contribuir com a melhoria das condições de
intermediação financeira no país, com assistência técnica e formação direta a 8
Instituições de Microfinanças que atendem a população abaixo da linha da
pobreza.

Experiência 5
De [Ano]: 1982 Ate [Ano] 2002
Companhia: Banco do Nordeste do Brasil
Cargos
desempenhados:

Funcionária do Banco do Nordeste por concurso público em vários cargos onde se
destacam:
• Coordenação Executiva, para desenho da estratégia de implantação,
coordenação operacional e monitoramento do programa de microcrédito
CREDIAMIGO;
• Prodetur – Programa de Desenvolvimento do Turismo – BID – BNB.
• Departamento de Planejamento do BNB
• Superintendência Administrativa e Agencia do BNB – atendimento de serviços
bancários.
10. Trabalhos que tem realizado
Nome projeto: Desenvolvimento Integrado e Sustentável Territorial – DIST em alguns residenciais do
Programa Minha Casa Minha Vida, um projeto da CAIXA, executado pelo IADH.
Ano: 2016 a 2017
Local: Arapiraca-Al, Goiânia-Go, Fortaleza-Ce.
Contratante: CAIXA/ IADH – Instituto de Assessoria ao Desenvolvimento Humano.
Principais características do projeto: O objetivo geral é contribuir para melhorar da qualidade de vida da
população dos Residenciais do Minha Casa Minha Vida, por meio do desenvolvimento de capacidades nas
pessoas e nas organizações para planejamento e execução de estratégias e processos de Desenvolvimento
Integrado Sustentável Territorial.
Atividades realizadas: Em Fortaleza – Coordenação do eixo Promoção da Cultura Empreendedora e da
economia e finanças solidárias com o objetivo de dinamizar o território, fomentar a cultura empreendedora por
meio da incubação de projetos solidários sustentáveis, da formação empreendedora, assessoria técnica e
acesso a recursos financeiros nos territórios dos conjuntos habitacionais do Programa MCMV. Em Arapiraca,
apoio a construção do Banco Comunitário entre os empreendedores, em Goiânia, também apoio na formação,
assistência técnica e acompanhamento de 3 Bancos Comunitários, empreendedores, projetos sociais e com a
cooperativa de catadores de material reciclável.
Nome projeto: Política Integrada de Economia Solidária no Município de Sobral

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Ano: 2014 a 2015
Local: Sobral, CE
Contratante: Prefeitura de Sobral, mediante convênio com a SENAES-Secretaria Nacional de Economia
Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego com o IADH – Instituto de Assessoria ao Desenvolvimento
Humano.
Principais características do projeto: O objetivo é implantar ações integradas de apoio à economia solidária
em Sobral. O Projeto tem 4 componentes: i) estruturação de um centro público de economia solidária (Casa
da economia solidária) e seu modelo de governança democrática; ii)incubação de 20 empreendimentos
econômicos solidários, com ações de formação e acompanhamento técnico; iii) desenvolvimento e articulação
de serviços financeiros adequados aos empreendimentos econômicos solidários: microcrédito produtivo
orientado, fundo solidário e educação financeira; e iv) Apoio à comercialização, com promoção de feiras e
outras estratégias.
Atividades realizadas: desenvolvimento e articulação de serviços financeiros na criação de Fundo Rotativo
Solidário e educação financeira para as famílias produtivas, pescadoras, agricultoras, artesãs.
Nome do projeto: Desenvolvimento Sócio-produtivo do bairro Ilha de Deus-Vila Imbiribeira
Ano: 2013-2014
Localização: Vila Imbiribeira e Ilha de Deus, Recife, PE, Brasil.
Contratante: IADH – Instituto de Assessoria ao Desenvolvimento Humano
Principais características do projeto: Programa de Responsabilidade Social da empresa Petroquímica
Suape na Comunidade da Ilha de Deus e Vila Imbiribeira, em parceria com o Governo do Estado de
Pernambuco, para incubação de projetos criativos, acesso ao microcrédito, educação empreendedora,
educação financeira e implantação de um banco comunitário, denominado Prospera.
Atividades realizadas: Consultora do Projeto: Atividades de microcrédito e criação do Banco Comunitário
PROSPERA composto por 18 mulheres empreendedoras que se autofinanciam.
Nome do projeto: Diagnóstico e estudo de viabilidade de um projeto de inclusão das microfinanças no
BANCOOB.
Ano: 2011
Localização: Brasília – DF, Minas Gerais e Bahia
Contratante: SICOOB- BANCOOB
Principais características do projeto: Diagnóstico e estudo de viabilidade para inclusão de microfinanças no
Bancoob e Sistema Sicoob – Sistema de Cooperativas do Brasil.
Atividades realizadas: visitas a 3 estados para realizar diagnóstico da atual politica de crédito da rede de
cooperativas do SICOOB; nivelamento conceitual de microfinanças ao grupo gestor; elaboração de um
documento propositivo para o modelo institucional, estrutura operacional, perfil e plano de formação dos
recursos humanos para operar um programa de microfinanças no Sistema de cooperativas.
Nome do projeto: Analise do impacto do Programa de Luta contra a Pobreza Rural – PLPR
Ano: 2012
Localização: Cabo Verde

Contratante: Governo de Cabo Verde e FIDA – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e Co-
financiador do PLPR – Programa de Luta contra a Pobreza no Meio Rural.

Principais características do projeto: Consultoria especializada em microfinanças e projetos de combate a
pobreza no meio rural para apoiar o Governo de Cabo Verde – Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza
na avaliação qualitativa e quantitativa do impacto de microcrédito nas condições de vida das populações
urbanas e rurais de Cabo Verde
Atividades realizadas: A avaliação foi feita em três níveis: no programa do governo, no nível das IMFs, no
nível dos clientes. Foram feitas visitas realizadas as instituições de Microfinanças – IMFs de Cabo Verde, feito
o desenho da estrutura do questionário a ser aplicado, entrevistas com gestores e clientes de 9 organizações
em 3 Ilhas, para identificar pontos fortes, potencialidades e fragilidades do microcrédito como instrumento de

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redução da pobreza e inclusão socioeconómica dos mais carenciados na economia de Cabo Verde; Avaliar
em que medida o micro crédito está focalizado no grupo alvo e se provocou melhorias das Condições de Vida
das Populações Pobres do Meio Rural de Cabo Verde; a durabilidade da atividade dos beneficiários e
beneficiárias; a perenidade e sustentabilidade das IMF ́s; e sugerir melhorias de atuação e recomendações
para serem analisadas e incorporadas no PLPR- PLUS. Elaborado relatorio e apresentado ao governo e as
instituições.
Nome do projeto: Diagnóstico do Programa de Microfinanças da Agencia de Fomento de Alagoas
Ano: 2011
Localização: Maceió- Al
Contratante: Banco Mundial
Principais características do projeto: realização de diagnóstico do programa de microfinanças da Agencia
de Fomento de Alagoas – DESENVOLVE
Atividades realizadas: reuniões e entrevistas com diretores, gestores, agentes de crédito para identificar a
metodologia, processos e gestão do programa de microcrédito e elaborar um Diagnóstico da Agencia de
Fomento de Alagoas para que o Banco Mundial tenha subsídios para tomar decisões sobre empréstimos ao
governo do estado de Alagoas.
Nome do projeto: Diagnóstico e estudo de Viabilidade de um Programa Inclusivo de Microfinanças em Guiné
Bissau – África.
Ano: 2012
Localização: Guiné Bissau
Contratante: Planet Finance Brasil hoje Positive Planet/PNUD – Programa das Nações Unidas Guiné Bissau
Principais características do projeto: PNUD tem apoiado o setor das Microfinanças em Guiné Bissau, mas
sua expansaõ revelou-se frágil, opera ainda de forma incipiente, focado nas zonas urbanas e trabalhando
apenas com um só produto. Os SDFs registrados no Ministério das Finanças e que prestam contas na
CADESPC – Divutec, Bambaram, ADIM, ADI e Nimba – apresentam dificuldades para tornar-se operacional e
financeiramente sustentáveis, além de ter deficiências no recrutamento dos recursos humanos e na gestão da
carteira. Por isso foi solicitado um estudo de Viabilidade de um Programa Inclusivo de Microfinanças em Guiné
Bissau – África.
Atividades realizadas: reuniões e entrevistas com representantes do PNUD, gestores das IMFs para
conhecer a oferta de produtos microfinanceiros, número de bancos comerciais e de fomento além das IMFs
que fornecem produtos e serviços de Microfinanças, tipos de produtos disponíveis no mercado, identificar pelo
lado da demanda, qual o mercado não atendido. Foram realizadas visitas a 2 municipios da zona rural do país,
Gabu, Varela e a capital Bissau, para entrevistar mulheres que vivem em tabancas e pruduzem amendoim,
castanhas, arroz, mas não tem acesso a financiamento. Como primeiro produto foi elaborado um Plano de
Ação para o Reforço Institucional das IMFs- Guiné Bissau, propostos programas de assistência técnica às
instituições promissoras para proporcionar o seu desenvolvimento institucional e sua capacidade a aumentar /
melhorar o fornecimento de serviços de Microfinanças e o acesso aos mais desfavorecidos. Como segundo
produto foram feitas recomendações para um plano estratégico de inclusão produtiva e financeira, focando em
4 eixos principais: fortalecimento das tecnologias microfinanceiras tanto para as IMFs como para o Bancos
(downscaling), Piloto com Bancos comunitários de crédito agrícola e poupança com mulheres no meio rural,
Piloto de um programa com jovens e Programa de graduação para os que estão na extrema pobreza.
Nome do projeto: Estudo de Mercado junto à microempreendedores e empreendedores de pequeno porte
para identificar suas necessidades de produtos de microfinanças.
Ano: 2013
Localização: Manaus -Am
Contratante: PlaNet Finance Brasil hoje Positive Planet
Principais características do projeto: Para ampliar sua área de atuação em Manaus, A ACCIÓN
Microfinanças, uma SCMEPP – Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e Empresa de Pequeno Porte,

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regulada pelo Banco Central, planeja massificar e gerar novos produtos financeiros e serviços em Manaus.
Para tal identificou ser necessária uma pesquisa de mercado para melhor conhecer o perfil de seu cliente
potencial, desenhar produtos de acordo com as diferentes atividades, com as características dos negócios, os
ciclos produtivos e necessidades empresariais.
Atividades realizadas: realizou visita à sede da organização, a Clientes, fez entrevistas, o desenho da
estrutura do questionário da pesquisa feita com 402 empreendedores, análise dos resultados, o relatório e
recomendações.
Nome do projeto: Apoio a criação do Programa de microfinanças do Banco da Amazônia – Amazônia
Florescer
Ano: 2006 a 2008
Localização: Região Amazônica
Contratante: Ministério da Integração Nacional
Principais características do projeto: Coordenar junto com o Banco da Amazônia uma equipe de criação e
a implantação do Programa de Microfinanças Sustentáveis da Amazônia, voltado para os empreendedores de
baixa renda e populações tradicionais, extrativistas, ribeirinhas, indígenas, quilombolas, agricultores familiares,
artesãos no meio urbano e rural. Piloto iniciado em novembro de 2007, em Ananindeua – Pará, com o Banco
da Amazônia.
Atividades realizadas: Apoio a criação da OSCIP Amazoncred, para atuar em parceria com o Banco da
Amazônia, na coordenação, seleção e formação de equipes de agentes de crédito, coordenadores, gerentes,
na metodologia, gestão cobrança e monitoramento, elaboração de manual operacional e de cobrança do
programa.
Visitas de intercambio a países com experiência de microfinanças:
BancoSol – Banco Solidário em La Paz – BOLIVIA
PRODEM – Fundação para a Promoção e Desenvolvimento da Microempresa, em La Paz – BOLIVIA
Caja de Los Andes, em La Paz, hoje transformado em Banco de Los Andes– BOLIVIA
FINANSOL – Cia de Financiamento Comercial em Bogotá –COLOMBIA
Centro Acción Microempresarial de Bogotá – Colombia
BANESTADO Microempresas filial do Banco do Estado do Chile em SANTIAGO
BANDESARROLLO Microempresas filial do Banco de Desarrollo em SANTIAGO
MIBANCO – Banco de la Microempresa – LIMA–PERU
Cajas Municipales de Ahorro y Crédito – Associação de Arariwa – Modelo de Bancos Comunales –
CUZCO – PERU
Banco Nacional da Costa Rica – Banca Desarrollo – San José, COSTA RICA
Fundación Crysol – GUATEMALA
Centro de Apoyo a la Microempresa – CAM, Afiliada a FINCA Internacional, modelos de Bancos
Comunales – EL SALVADOR – Centroamérica
FUSAI – Fundación Salvadoreña de Apoyo Integral – EL SALVADOR
INTEGRAL – Servicios Financieros, afiliada da Accion – EL SALVADOR – Centroamérica
COLCAMI – Consorcio Latinoamericano para Capacitación en Microfinanciamiento – MÉXICO
COMPARTAMOS – Oportunidades Financieras – experiencia en Bancos Comunales –OAXACA e cidade
do MÉXICO
MultiCred Bank –Cidade do Panamá
Accion Internacional – Bogotá – Colombia
Visita ao PRO MUJER Bolívia em Santa Cruz de la Sierra e La Paz – Bolívia
Participação no II Fórum Interamericano de la Microempresa – BID em Buenos Aires
Participação no Seminário Microfinanzas Rurales, hacia dónde vamos? Banco Mundial em Cuzco – Peru
Participação no III Fórum Interamericano de la Microempresa de Microfinanças – BID em Barcelona
Participação no IV Fórum Interamericano de la Microempresa de Microfinanças – BID Na República
Dominicana – Caribe
Participação no V Fórum Interamericano de la Microempresa de Microfinanças- BID no Rio de Janeiro
Participação como palestrante no I Seminário de Microfinanças do Banco Central em Belém – Pa.
Participação no Taller Internacional Calidad Educativa Y Gestión Comercial en Servicios de Desarrollo

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Empresarial Dialogo de Gestiones – Ciudad de Panamá
Participação do I Encontro Internacional sobre Regulação e Supervisão em Microfinanças – Salvador
Participação no IV Seminário Internacional da Rede Accion Dialogo de Gestiones na Colômbia – Isla de
San Andrés
Participação no Foro Interamericano de la Microempresa realizado pelo BID em Santa Cruz de la Sierra
em Bolívia
Participação no Seminário do Banco Central de Microfinanças e no Encontro Internacional sobre
Regulação e Supervisão em Microfinanças em Recife Pe
Participação no Seminário do Banco Central de Microfinanças em Porto Alegre no RS
Visita de conhecimento a Fundación Mario Santo Domingo em Bogotá e em Barranquilla – Colômbia e a
COMFAMA em Medellín – Colômbia
Visita ao Centro Accion Microempresarial em Bogotá – Colômbia
Visita a IMFs de Senegal e troca de experiências com a PlaNet Finance em Senegal – Dakar.
Visita ao ProMujer e FIN-RURAL na Bolívia com equipe de IMFs de Cabo Verde
Participação no II e III Seminário de Inclusão Financeira do Banco Central em Brasilia-DF.
Participação no Evento de Premiação Internacional de Microfinanças de 2010 no Museu do Louvre em
Paris com a empreendedora e Cliente Celina Horta de Cabo Verde que recebeu o premio Melhor
empreendedora de microfinanças na área de Agricultura na África.
11. PUBLICAÇÕES
Coleção Passo a Passo – Crédito. Governo do Estado do Ceará, Secretaria do Trabalho e do
Desenvolvimento Social, 2013.
Educação Financeira – Cartilha da Secretaria do Trabalho e Banco de Brasília, 2012.
Educação Financeira – Projeto Gente Solidária, Cartilha, Sobral, 2015.
Inclusão Financeira e Finanças Solidárias. Livro: Referências para uma prática em desenvolvimento
local/territorial, 2014, IADH.
12. Certificação:
Eu, abaixo-assinado, certifico, no meu melhor conhecimento e crença, que este currículo me descreve, bem
como minhas qualificações e minha experiência.

______________________________________________
Maria da Conceição Faheina de Oliveira

cfaheina@uol.com.br ; conceicaofaheina@gmail.com ; fone: 55 – 85 – 98678-8773/55 – 55 85 . 3242-7387

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