Ronaldo Camboim

Ronaldo Camboim

DADOS PESSOAIS
1. NOME: Ronaldo Camboim Gonçalves
2. DATA NASCIMENTO: 15-11-1954
3. Residência: Maceió – AL
4. e-mail: ronalcocamboim@iadh.org.br

DADOS PROFISSIONAIS
1. TÍTULO PROFISSIONAL: Engenheiro Agrônomo
2. REGISTRO PROFISSIONAL – Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e
Arquitetura – CREA-AL – 17a Região – No Registro: 900-D
3. GRADUAÇÃO: Universidade Federal de Alagoas – dezembro de 1978
4. PÓS-GRADUAÇÃO: MBA- Consultoria Organizacional – Faculdade Ciências da
Administração – Universidade de Pernambuco – fevereiro de 2002 a julho de 2003.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (ordem cronológica decrescente)
1. IADH – INSTITUTO DE ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO –
PROJETO DIST – DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DO
TERRITÓRIO RIO LARGO-AL– ACORDO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA IADH/
CAIXA ECONÔMICA ACF FSA.CAIXA.0158.010/2016. DIST RIO LARGO, desde
07/2016, até o presente.

ATIVIDADES DESEMPENHADAS: Coordenação Técnica do Projeto; Coordenação do
Tema Governança Territorial e Articulação de Políticas Públicas; Acompanhamento e
Monitoramento das ações do Projeto; Articulação Institucional com instituições
governamentais e não governamentais com atuação no território.

2. IADH – INSTITUTO DE ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO –
PROJETO DIST – DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DO
TERRITÓRIO BRISA DO LAGO. ARAPIRACA-AL– ACORDO DE COOPERAÇÃO
FINANCEIRA IADH/ CAIXA ECONÔMICA 0121.113/2013.DIST – Desde 01/2014, até o
presente.
ATIVIDADES DESEMPENHADAS: Coordenação Técnica Geral do Projeto; Coordenação
do Tema Governança Territorial; Acompanhamento e Monitoramento das ações do
Projeto; Articulação Institucional com instituições governamentais e não governamentais
com atuação no território.

3. IADH – INSTITUTO DE ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO –
PROJETO EM APOIO À GESTÃO SOCIAL DOS TERRITÓRIOS RURAIS DA
CIDADADIA NOS ESTADOS DE ALAGOAS (CONTRATO DE REPASSE MDA/IADH:
775558 – LOTE 06) E BAHIA (CONTRATO DE REPASSE MDA/IADH: 775648/2012 -Lote
07) – 03/2013 a 12/2015 .

ATIVIDADES DESEMPENHADAS: Coordenação das Equipes Técnicas Estaduais e
Territoriais (Bahia e Alagoas), nas atividades constantes nos dois Estados, como:
Planejamento Estadual; Planejamento Territorial; Plenárias Territoriais; Gestão Territorial
Colegiada; Gestão do Plano Safra Territorial.

4. CONSULTOR DO PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA UTF/BRA/064/BRA –
APOIO À IMPLEMENTAÇÃO E AO ALCANCE DE RESULTADOS DA ESTRATÉGIA
FOME ZERO – 16/05/12 a 15/10/12
ATIVIDADES DESEMPENHADAS: 1)Apresentar a Lei 11.107/2005 – Lei dos Consórcios
Públicos e o Decreto 6.017/2007 que a regulamenta, aos Prefeitos e Prefeitas dos
Territórios CONSAD e Territórios da Cidadania nos Estados do Amapá, Rondônia e
Roraima; 2) Apresentar a estratégia do Governo Federal em apoio à constituição de
Consórcios Públicos de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Territorial; 3) Estimular o
interesse dos Prefeitos e Prefeitas em constituir um Consórcio Público de Segurança
Alimentar e Desenvolvimento; 4) Estimular a sociedade civil à participação na estratégia
de constituição do Consórcio Público no Território e, também, na sua estrutura, prevista na
Lei dos Consórcios Públicos; 5) Prestar apoio técnico aos Territórios CONSAD’S
MACAPÁ,MÉDIO RIO BRANCO-RR, 7 DE DEZEMBRO-RO, TERRITÓRIOS DA
CIDADANIA CENTRO-OESTE DO AMAPÁ, SUL DE RORAIMA, CENTRAL RONDÔNIA,
com vistas à reformulação dos consórcios existentes para que estes estejam de acordo
com a Lei 11.107/2005 e criação de novos consórcios públicos.

5. CONSULTOR DA OCB/SESCOOP-AL – Janeiro a Dezembro/2012.
ATIVIDADES DESEMPENHADAS: Assessoria e Capacitação para a construção de
planejamento estratégico das cooperativas da agricultura familiar no Estado de Alagoas
(COOPAZ; COOPEAGRO; COOPENADO; COOPERATIVA MÁXIMA)

6. CONSULTOR DO PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA SDT/MDA/IICA –
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 11/2010 a 11/2011 (contrato No 110.448)
ATIVIDADES DESEMPENHADAS – Capacitação em Metodologias Participativas em
apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável para Técnicos da Assistência Técnica e
Extensão Rural da Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas, 26 a 28/06/11; –
Capacitação em Gestão Social de Políticas Públicas para técnicos das instituições de
governo e da sociedade civil, membros do colegiado territorial do Território Rural do Alto
Juruá – AM, 14 A 16/03/11; – Capacitação em Associativismo e Cooperativismo para
Técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura do Estado
de Alagoas,1a Turma: 01 a 05/05/11 e 2a turma 07 11/11/11; – Capacitação em Gestão
Social de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Territorial para os Colegiados
Territoriais dos 4 Territórios do Estado de Roraima, 24 a 28/10/11.

7. CONSULTOR DO PROJETO DE AVALIAÇÃO DO PRONINC – PROGRAMA
NACIONAL DE INCUBADORAS DE COOPERATIVAS POPULARES, da Secretaria de
Economia Solidária do Ministério do Trabalho Emprego e Renda, IADH – Instituto de
Assessoria para o Desenvolvimento Humano (08/2010 a 12/2010)
ATIVIDADES DESEMPENHADAS- Análise da documentação do Programa; Pesquisa de
campo; Elaboração de instrumentos de pesquisa de campo; Realização de Pesquisa de Campo Junto às Universidades Públicas parceiras do PRONINC (USP; UNESP-Campus
Assis; UFSCAR – São Carlos-SP; UNICAMP – Campinas-AP; FGV – São Paulo-SP;
UFPR Curitiba-PR; UEPG – Ponta Grossa-PR; UEM – Maringá-PR; UFS – Aracaju-SE;
UFAL – Maceió-AL; UNCISAL – Maceió-AL); Sistematização e análise de dados da
pesquisa de campo; Estudos de Caso.

8. CONSULTOR DO PROJETO DE AVALIAÇÃO DO Projeto UTF/BRA/040/BRA –
ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE COMUNIDADES – PRODUZIR com o Ministério da
Integração Nacional: avaliação do Projeto em toda a sua trajetória desde 1994 como
PROGER, depois PRONAGER até 2010 como PRODUZIR, IADH – Instituto de
Assessoria para o Desenvolvimento Humano (08/2010 a 08/2010).
ATIVIDADES DESEMPENHADAS- Coordenação do Projeto (agosto a dezembro/10);
Análise da documentação do Projeto; Definição de critérios da amostra semi-dirigida da
pesquisa de campo (12 áreas); Elaboração de instrumentos de pesquisa de campo nas 05
áreas da amostra dirigida e nas 12 áreas da amostra dirigida; Montagem e coordenação
de equipe da pesquisa de campo; Realização da Pesquisa de campo em duas áreas da
amostra com Entidades Executoras do Projeto; com Entidades Parceiras; com Gestores
dos Empreendimentos Gerados e com beneficiários das ações do projeto; Elaboração dos
Produtos 1 – Plano de Trabalho da Avaliação; Produto 2 – Avaliação da Trajetória do
Projeto; Produto 3 – Resultados Qualitativos e Quantitativos do Projeto (Pesquisa de
Campo).

9. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE AÇÕES TERRITORIAIS DA SECRETARIA DE
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO
AGRÁRIO – SDT/MDA (08/2005 a 07/2010)
ATIVIDADES DESEMPENHADAS- Coordenação da execução do Programa 1334 –
Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, da Secretaria de Desenvolvimento
Territorial do MDA, nas áreas de resultados: 1 – Apoio a Gestão Social dos Territórios
Rurais; 2 – Dinamização Econômica dos Territórios Rurais; 3 – Formação de Redes
Sociais de Cooperação; 4 – Articulação de Políticas Públicas para o Desenvolvimento
Territorial.

10. CONSULTOR EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO PROJETO DE
COOPERAÇÃO TÉCNICA PCT-IICA /SDT/MDA (05/2004 a 04/2005)
ATIVIDADES DESEMPENHADAS- Coordenação das ações do Programa de
Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais da Secretaria de Desenvolvimento
Territorial do Ministério Do Desenvolvimento Agrário nos Estados de Alagoas e Sergipe;
análise e parecer em projetos de desenvolvimento territorial nos Estados de Alagoas e
Sergipe; sensibilização e mobilização de atores sociais territoriais, governamentais e não
governamentais, para parceria nos Territórios Rurais dos Estados de Alagoas e Sergipe;
capacitação em metodologias participativas, associativismo e cooperativismo, gestão
social de políticas públicas, planejamento participativo para Técnicos de instituições
governamentais e não governamentais parceiras do Programa nos dois Estados.

11. CONSULTOR DA EQUIPE DE BASE DO PROJETO BNDES – DESENVOLVIMENTO
LOCAL – COOOPERAÇÃO TÉCNICA DO PNUD – BRA-00/031, NOS TERRITÓRIOS
RURAIS DE SANTARÉM-PA E BAIXADA OCIDENTAL MARANHENSE-MA (10/2000 a
07/2003);

ATIVIDADES DESEMPENHADAS- Coordenação das ações do Projeto nos dois
territórios, envolvendo a sensibilização e mobilização de atores sociais governamentais e
não governamentais para participação no Projeto; identificação de eixos de
desenvolvimento prioritários nos territórios; apoio à elaboração de projetos nos eixos
prioritários – apicultura, piscicultura e ambiental; análise e parecer nos projetos de
desenvolvimento prioritários; capacitação em metodologias participativas; associativismo
e cooperativismo; gestão social de políticas públicas; planejamento participativo para
técnicos das instituições governamentais e não governamentais parceiras do projeto nos
dois territórios.

12. CONSULTOR DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM APOIO AO
DESENVOLVIMENTO LOCAL DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BANCO
DO NORDESTE/ PNUD – BRA 93/012, (09/1993 a 06/2000);
ATIVIDADES DESEMPENHADAS- Coordenação das ações de capacitação em apoio ao
desenvolvimento local com aplicação da Metodologia Gespar – Gestão Participativa Para
o Desenvolvimento Local, envolvendo: – organizações associativas representativas dos
diversos segmentos econômicos nos municípios envolvidos no Projeto (Estados de
Alagoas e Sergipe); – organizações não governamentais em apoio ao desenvolvimento
local; – órgãos dos Governos Municipais; Estaduais e Federal; capacitação em
metodologias participativas; associativismo e cooperativismo; gestão social de políticas
públicas; planejamento participativo.

13. CONSULTOR DA ANCORA – COOPERATIVA DE PROFISSIONAIS LIBERAIS, NA
CONSTITUIÇÃO E CAPACITAÇÃO DO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
INTEGRADO E SUSTENTÁVEL NOS MUNICÍPIOS DE ESTÂNCIA, ILHA DAS FLORES
E LARANJEIRAS, ESTADO DE SERGIPE, NO ÂMBITO DO PROGRAMA COMUNIDADE
ATIVA (10/1999 a 12/1999).
ATIVIDADES DESEMPENHADAS- Sensibilização, mobilização e capacitação de
atores sociais locais, governamentais e não governamentais para a participação nas
ações do Programa Comunidade Ativa – Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável
– DLIS, com vistas à elaboração de diagnóstico local participativo e elaboração de Plano
de Desenvolvimento Local. Capacitação da equipe gestora para elaboração do
diagnóstico participativo e plano de desenvolvimento local.

14. ASSESSOR DA SECRETARIA DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PÓLO
SINDICAL DOS TRABALHADORES RURAIS DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO PE/BA,
(11/1990 a 07/1993);
ATIVIDADES DESEMPENHADAS- Assessoria técnica ao processo de organização da
produção – Associações de produção e Cooperativas de Produção e Comercialização dos
agricultores familiares reassentados nos projetos de irrigação de Itaparica (Bahia e
Pernambuco); capacitação de lideranças associativas e sindicais em planejamento e
gestão de organizações associativas; comercialização da produção; associativismo e
cooperativismo.

15. EXTENSIONISTA AGROPECUÁRIO DA EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E
EXTENSÃO RURAL DE ALAGOAS – EMATER AL, (08/1979 a 09/2000).

ATIVIDADES DESEMPENHADAS- Extensionista agropecuário em projetos de
colonização do Baixo São Francisco, parceria EMATER-AL/CODEVASF;Assessor
Estadual de Crédito e Administração Rural; Gerente Estadual do Programa de Extensão
Rural no II Plano Nacional de Reforma Agrária-PNRA, coordenado pela
EMBRATER/MAPA.

Maceió (AL), Julho de 2018
Ronaldo Camboim Gonçalves
Engo Agrônomo – Crea 900-D; 17a Região

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