Você está visualizando atualmente Cooperativa retoma atividades em Bom Jardim

Cooperativa retoma atividades em Bom Jardim

A Cooperativa de Trabalho Imperial de Confecções de Bom Jardim retomou as atividades no dia 23 de janeiro último, após um período de recesso. O grupo vem recebendo capacitações na área de costura e empreendedorismo desde 2014, através da iniciativa da Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe), vinculada à Petroquímica Suape (PQS), em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), o município de Bom Jardim e o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A Cooperativa é voltada para a produção de camisas de boa qualidade, sendo confeccionadas entre 700 e 800 peças por dia. De acordo com a técnica sênior do IADH no projeto, Zenaide Bezerra,  “a Cooperativa possui capacidade produtiva de trabalhar com qualidade e compromisso e potencial para evoluir bastante. A partir do trabalho do IADH, houve o desenvolvimento humano e o fortalecimento das relações pessoais do grupo.”.

IMG_0705

No retorno dos trabalhos houve a apresentação da nova logomarca da Cooperativa, desenvolvida a partir de uma construção coletiva. As costureiras participaram do processo de criação com assessoria de Patrícia Paixão, associada-fundadora do IADH, e a arte final  ficou por conta da Via Design. Para a concepção da marca, foi levada em consideração a origem do nome do grupo: “Imperial” é um tipo granito característico do município de Bom Jardim. A marca foi aprovada por unanimidade pelas costureiras, e todo o novo material gráfico da Cooperativa já está sendo utilizado.

Nova logomarca
Nova logomarca

Ainda neste semestre, a organização passa a trabalhar em um novo espaço. Atualmente, as costureiras e costureiros dividem a sede com  profissionais que não fazem parte da Cooperativa.  ‘”Estamos bastante felizes e com vontade de ir logo para a nova sede. Lá teremos só coisas boas, pois iremos só os integrantes da Cooperativa, todos com um objetivo só”, afirma Leidiane Gomes, presidente da Cooperativa. A reforma do novo prédio está em sua fase final, partindo para a instalação do maquinário.

 

IMG_0741
Parceiros do projeto visitam a nova sede

“É aqui que vai começar realmente a formação delas em administração e produção. Sabe-se que no início elas irão enfrentar dificuldades, mas estamos otimistas de que elas têm sido preparadas e que terão suporte na comercialização. Elas estão muito instruídas do que precisam e do que devem fazer”, afirma Francisca Nobre, coordenadora de comunicação da PQS.

De acordo com Arturo Jordán, coordenador técnico do projeto, a próxima etapa de trabalho do IADH com a Cooperativa consiste na assessoria em serviço. A equipe irá acompanhar no andamento atividades da nova sede, dando apoio nos núcleos de Planejamento e Articulação, Produção, Comercialização, Marketing e Recursos. “O próximo passo será fazer com que circulem mais e conheçam o mercado e  trabalhar temáticas de operação, como competitividade e parceria”, afirma ele.

 

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário