Programa Bombando Cidadania comemora seis anos

O Programa Bombando Cidadania completa seis anos de ações na Bomba do Hemetério com um movimento cultural revigorado e uma comunidade empoderada. O marco foi celebrado na Fundação Gilberto Freyre, no dia 9 de abril último, com debate, feira de artesanato, música e lançamento do livro “A transformação passa por aqui – Bombando Cidadania: uma experiência de desenvolvimento local”. A iniciativa é do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), em parceria com  a comunidade da Bomba do Hemetério e o Instituto Walmart (IWM).

Na abertura do evento, a secretária executiva do Instituto Walmart, Adriana Mariano, apresentou uma retrospectiva dos seis anos do Programa, desde o início do projeto até conquistas como a criação do Calendário de Eventos da Bomba do Hemetério, a roteirização turística e a implantação da Comissão de Meio Ambiente e da Rádio Seu Hemetério. Elisandro Damasceno, morador da Bomba e coordenador da Universidart também participou do momento de abertura. “Conseguimos com o Programa, as lideranças comunitárias e o poder público, transformar o Largo da Bomba em Polo oficial do Carnaval do Recife”, destacou.

Um painel sobre turismo de base comunitária trouxe convidados de diferentes organizações pelo Brasil: Junior dos Santos, da Fundação Casa Grande, Jussara Rocha e Mariana Madureira, da Raízes Desenvolvimento Sustentável, Bráulio Moura, da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e Tania Zapata, associada-fundadora do IADH. Eles compartilharam suas experiências com o público e responderam perguntas sobre o tema. O evento contou ainda com a presença do secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões. De acordo com ele,  “o Programa Bombando Cidadania foi muito inspirador e fez com que as políticas públicas da Secretaria de Turismo se modificassem”. Para Luiz Herrisson, diretor do Instituto Walmart e Assuntos Corporativos do Walmart Brasil, “É uma alegria imensa ver o empoderamento das lideranças da Bomba” .

Ao final da manhã, Karina Zapata e Adriana Franco, consultoras do IADH no Bombando Cidadania, foram homenageadas pelo trabalho realizado no programa. Para Adriana Franco, “a Bomba dá exemplo de que todos os dias a gente pode se reinventar e inventar novas maneiras de fazer a diferença”. O evento encerrou com brunch para os convidados e apresentação do Maracatu Nação Sol Nascente.

A publicação “A transformação passa por aqui – Bombando Cidadania: uma experiência de desenvolvimento local” foi desenvolvida pela Diálogo Comunicação com a coordenação do IADH e IWM, e traz a história do Bombando da Cidadania através de fotos e depoimentos de moradores, especialistas em Desenvolvimento Local e Economia Criativa, além dos técnicos que atuaram no programa.  O conteúdo já está disponível no site do Instituto Walmart.

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário