Turismo com Gestão Descentralizada e Compartilhada

Com o objetivo de apoiar a implementação do Projeto de Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo – Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo, o Iadh está trabalhando na construção dos indicadores que servirão para avaliar o desempenho dessas instâncias de governança estaduais.

A elaboração dos indicadores foi feita a partir de entrevistas qualificadas com os atores do turismo e desenhada em encontros com o Departamento de Planejamento e Avaliação – Coordenadoria de Planejamento e Gestão, do Ministério do Turismo. Os 20 indicadores serão apresentados aos representantes dos fóruns e conselhos, a fim de possibilitarem avaliações sobre a representatividade, organização, resultados, entre outros.

Agora, o projeto, desenvolvido em parceria entre o Iadh e o Ministério do Turismo, entra numa nova fase: aplicação do marco-zero dos 20 indicadores, que irão subsidiar o monitoramento e avaliação do processo de gestão descentralizada do turismo. “A proposta é acompanhar o processo de espaços para identificar o impacto do nosso trabalho, como também avaliar em que esses espaços melhoraram”, explicou Tania Zapata, coordenadora do projeto. Além disso, a equipe do Iadh pode contribuir com o planejamento estratégico de alguns fóruns e conselhos, acompanhamento de reuniões, alinhamento de ações com o Ministério do Turismo, reavaliação de regimentos internos, entre outras ações.

Por Le Fil Comunicação Digital

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário