O Instituto assinou um novo termo de parceria com o Ministério do Turismo devido aos bons resultados do trabalho desenvolvido pelo Iadh na conclusão do (diagnóstico) trabalho desenvolvido nas instâncias de governança das 59 regiões turísticas – atividade que faz parte do primeiro termo de parceria entre o Programa de Regionalização do Turismo (PRT)/Ministério do Turismo e o Iadh.
O objetivo desse novo termo, que entra em ação a partir de julho e segue até o final de 2010, está voltado para o apoio à gestão das instâncias de governança. Para isso, foram priorizadas aquelas regiões que vêm dando melhores respostas (30 delas). Nesses espaços territoriais, serão realizados ciclos de assessoria nas seguintes áreas: direcionamento estratégico, elaboração de projetos, formação de redes, cultura e turismo, estratégias de comunicação, sistemática de monitoramento e avaliação, entre outros.
De acordo com a coordenadora técnica do IADH, Tania Zapata, que também está à frente do projeto, “os resultados do primeiro termo foram bastante satisfatórios, com cumprimento das metas e boas lições aprendidas. Destacam-se a importância da cooperação público privada, do planejamento e da gestão profissional, como elementos que devem estar presentes para assegurar o bom funcionamento das instâncias de governança”, afirma. Ela acrescenta que o Iadh também deu apoio à criação de colegiados nas regiões nas quais as instâncias de governança não existiam.