No dia 22 de julho, membros da Cooperativa de Trabalho Imperial de Confecções de Bom Jardim visitaram o município de Santa Cruz do Capibaribe, uma das principais cidades do Polo de Confecções do Agreste. A viagem serviu para que o grupo pudesse pesquisar os materiais necessários para a confecção do fardamento da organização, além de conhecer melhor a realidade do mercado. A Cooperativa vem recebendo capacitações na área de costura e empreendedorismo desde 2014, através da iniciativa da Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe), vinculada à Petroquímica Suape (PQS), em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), o município de Bom Jardim e o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O grupo foi acompanhado por Arturo Jórdan, coordenador técnico do projeto, Zenaide Bezerra, técnica sênior do IADH no projeto, e pelo estilista e consultor de moda e mercado Leopoldo Nóbrega. De acordo com Arturo Jordan, “com a visita, os membros da Cooperativa começam a conhecer os locais para os quais eles irão comercializar futuramente. Haverá outras visitas que ajudarão na busca por essa visão mais ampla das atividades de comercialização, conhecimento de mercado e de outros processos de produção”.
A programação teve início na fábrica da KL Camisaria, cliente da Cooperativa, que irá doar o tecido para fabricação do fardamento. No local, houve uma reunião estratégica com a Cooperativa, a KL Camisaria e a equipe do IADH sobre questões comerciais que envolvem a parceria. “A minha relação com elas é de confiança e de credibilidade, porque elas fazem meu produto com muito carinho”, afirma Silvia Clemente, diretora da empresa.
Durante a tarde, o grupo visitou lojas de aviamentos, tecidos e outros produtos de costura, e também conheceu uma fábrica de prensagem. “A visita foi muito boa, muito proveitosa. Tanto a reunião que a gente teve pela manhã como essa parte da gente botar a mão na massa, ir atrás da malha, da compra do tecido, ver botão, linha, preço, foi ótimo” conta Leidiane Gomes, presidente da Cooperativa.
A viagem também marcou o início da consultoria com o estilista Leopoldo Nóbrega, que passa a assessorar a Cooperativa. “Será um trabalho de approach tecnológico com relação às máquinas, fluxo industrial, modelagem, implantação de um laboratório de pilotagem para adequar as questões de experimento, de desenvolvimento de produto e o desenvolvimento da marca”, afirma ele. “Dificilmente a gente encontra uma cooperativa que tenha tido tantas capacitações, tanto preparo como esse grupo teve, então eu realmente estou bastante empolgado, bastante satisfeito em ver esse nível do grupo e saber que o trabalho com certeza tem muitos frutos para dar”, completa.