A efervescência e as potencialidades culturais e turísticas da Bomba do Hemetério, bairro da Zona Norte do Recife, foram tema de reportagem do Caderno C, do Jornal do Commercio, no último domingo, dia 17 de julho. O texto, assinado pelo jornalista AD Luna, foi destaque na capa do caderno e enfatizou a evolução na organização das atividades culturais da região.
A reportagem, que além do destaque na capa ganhou uma página inteira no caderno, ressaltou a pró-atividade e a independência, por parte dos artistas locais, de ações pontuais do poder público, creditando o Programa Bombando Cidadania, de iniciativa do Instituto Walmart com ação e parceria técnica do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), como responsável por grande parte do incentivo à mobilização artístico-cultural da Bomba do Hemetério e comunidades vizinhas.
O IADH atua na região com o Programa Bombando Cidadania desde 2008 visando o desenvolvimento local da Bomba e arredores, área que conta com mais de 12 mil habitantes e concentra cerca de 30% das manifestações culturais do carnaval recifense. Entre outras ações do Programa, estão em atividade a Roteirização Turística e Programa de Incubação para o Desenvolvimento Local, ambas de proposição do Instituto.
“O Bombando Cidadania extrapolou os muros da Bomba do Hemetério e a mídia está entendendo isso. Já vimos matérias em O Globo, Diario de Pernambuco, Programa Pé na Rua, Rádio JC/CBN, e agora Jornal do Commercio. Essa visibilidade do Programa é fundamental para motivar outras estratégias exitosas de desenvolvimento local sustentável”, comenta Patrícia Paixão, associada-fundadora do IADH e uma das responsáveis pelo Programa Bombando Cidadania, liderando o “Núcleo de Comunicação”.
Para conferir a reportagem do Jornal do Commercio, clique aqui e aqui.