Espetáculo A Força da Paixão é encenado na Praia de Gaibu

A Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, foi palco de uma história emocionante de fé cristã no dia 3 de abril: o espetáculo “A Força da Paixão”. A montagem é do Grupo Cultural Cabo de Santo Agostinho (GRUCSA), com apoio da Associação dos Moradores da Praia de Gaibu e do Comitê Comunitário Cabo de Força, no âmbito do Programa Reserva da Cidadania. O público assistiu às principais cenas da morte e ressurreição de Jesus Cristo na apresentação gratuita, encenada nas ruas, praças e pedras do local. O evento contou ainda com atrações religiosas e feira de artesanato e comidas típicas com produção de empreendedores locais e venda de camisas e lenços do espetáculo.

De acordo com Rildo Plínio, coordenador de A Força da Paixão e membro da Comissão de Eventos do Cabo de Força, há alguns anos era realizada uma encenação da Paixão de Cristo na Praia de Gaibu, na área das pedras, que com o tempo deixou de acontecer. Os próprios moradores da região pediram a Rildo uma releitura do projeto para que a praia voltasse a ser palco do famoso episódio bíblico. “Como eu nunca havia escrito uma peça desse tipo, comecei a fazer pesquisas e analisar as cenas que mais se adequariam ao local”, conta ele. Assim surgiu o espetáculo A Força da Paixão, apresentado pela primeira vez em 2014. A expectativa de 5 mil espectadores na primeira edição foi superada e cerca de 12 mil pessoas compareceram à apresentação, com destaque também para a emoção provocada no público.

Todos os atores, bailarinos e religiosos do espetáculo são moradores das comunidades locais. Foram  montados 4 cenários para o desenvolvimento de 11 cenas ao longo dos atrativos naturais da Praia de Gaibu, com início na praça da orla. Segundo Karina Zapata, consultora do IADH no Programa Reserva da Cidadania, “a iniciativa busca oferecer uma opção de lazer e cultura para a população local e turistas, criando um ambiente acolhedor na região ao mesmo tempo em que fortalece o sentido de pertencimento e amor pelo território”. Ela afirma ainda que o IADH, há dois anos e meio, vem qualificando a Comissão de Eventos do Comitê Cabo de Força em ações de planejamento, elaboração de projetos, propostas e ofícios, além de monitoramento e avaliação de processos que dizem à respeito à produção de eventos. Também costuma “provocar” as lideranças para que ajam com criatividade e ousadia no desenvolvimento cultural do território.

O espetáculo A Força da Paixão tem patrocínio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, parceria da Reserva do Paiva, Rota dos Coqueiros e Associação Geral da Reserva do Paiva, assessoria técnica do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), e apoio do Trade Turístico do Cabo de Santo Agostinho, Pousada Namoa, Pousada Caravelas de Pinzón, Restaurante e Casa de Eventos Senhora de Engenho, Bar do Artur, Supermercado Arco-Íris e Programa Reserva da Cidadania.

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário