Você está visualizando atualmente IADH atua no Residencial Viver Melhor,  em Manaus (AM)

IADH atua no Residencial Viver Melhor, em Manaus (AM)

A equipe técnica do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) esteve em Manaus (AM), nos períodos de 7 a 10 de Junho e de 8 a 12 de Julho, como parceiro estruturante da ONG Nymuendaju na implementação e execução do Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST) na área do Empreendimento Viver Melhor e seu entorno, do Programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Fundo Socioambiental Caixa.

A primeira viagem teve como objetivo a elaboração de um diagnóstico do momento atual do projeto junto à equipe técnica da ONG Nymuendaju e os parceiros envolvidos, além do reforço metodológico às ações da nova equipe técnica, concepção do plano de ação e encaminhamentos para o segundo momento. O trabalho foi conduzido por Arturo Jórdan e Pedro Jofilsan, associados-fundadores do IADH, na sede da Nymuendaju. “Atualmente, a equipe local tem participação significativa de moradores do residencial, e isso é uma grande vantagem, pois são pessoas que têm um conhecimento muito rico do que se passa”, afirma Arturo.

Nesta etapa, foram elaboradas perguntas críticas orientadoras e houve o monitoramento do marco lógico elaborado no planejamento inicial dos trabalhos, com respostas e avaliação da equipe técnica. Também foi realizada uma oficina com a temática “Modelo Mental”, que envolveu projeção do filme “Doze Homens e uma Sentença”, leitura de texto e discussões.

Na segunda visita, o trabalho foi voltado para ações de gestão do território, sistematização e devolutiva da análise situacional do DIST Viver Melhor, reforço ao empreendedorismo econômico, sociocultural e ambiental e planos de ação imediata e encaminhamentos. As atividades foram executadas na sede da Nymuendaju e no Residencial Viver Melhor, facilitadas pelos consultores do IADH Gileno Vila Nova Filho, Débora Costa e Rafael Pinzón. De acordo com Gileno Vila Nova, “é prazeroso para nós vermos que as pessoas são comprometidas, que elas assimilaram, que elas tem habilidades e competência para desenvolver o trabalho”.

Nova etapa

Neste mês de agosto, o consultor do IADH Rafael Pinzón está em Manaus dando início a mais uma fase de acompanhamento do IADH no DIST Viver Melhor, através do apoio à  ONG Nymuendaju no funcionamento da governança do Plano de Desenvolvimento. Também está sendo programada uma viagem da equipe técnica do IADH para realizar ações de gestão do território, acompanhamento do fechamento da análise situacional do DIST Viver Melhor e oficina para elaboração do Plano Estratégico Participativo Ambiental do Território (PEPAT).

Deixe um comentário