MTUR regionalizado apresenta resultados

O Iadh apresenta resultados para o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, a partir de uma avaliação do trabalho desenvolvido com os conselhos e fóruns regionais, que são instâncias de governança responsáveis pela coordenação do PRT no âmbito regional.

Com o foco em 59 conselhos e fóruns regionalizados, o processo mostrou que, em muitas regiões, essas institucionalidades não estavam funcionando como deveriam. “Existiam muitos espaços que não faziam o exercício da gestão. Além do diagnóstico, apoiamos o planejamento e a gestão de mais de 40 conselhos e fóruns regionais”, explica Tania Zapata, diretora técnica do Iadh e coordenadora deste projeto.

Zapata exemplificou que uma instância funcionava bem quando possuía consciência da sua missão, exercia o ciclo do planejamento, tinha uma visão estratégica da região, havia uma participação ativa do setor privado e existia um gestor responsável pela animação do grupo. Um dos pontos negativos apresentados pela coordenadora, durante a execução do projeto, foi o impacto das eleições. “Devido às eleições, foi necessário ocorrer diversas mudanças no cronograma do projeto.

Num país democrático, as eleições deveriam fazer parte do cotidiano dos cidadãos. Isso revela uma cultura política antiga e ultrapassada”, avalia Zapata. O projeto durou um ano e meio. Em breve, disponibilizaremos mais informações dos resultados neste site.

Por Le Fil Comunicação Digital

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário