Programa de Apoio ao Desenvolvimento Local da Reserva do Paiva articula lideranças para formação de trilhas ecoculturais

O IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano está realizando, desde fevereiro, um levantamento das trilhas ecológicas existentes no entorno da Reserva do Paiva, a fim de fomentar o turismo criativo na região. A iniciativa faz parte do componente de Desenvolvimento da Economia Criativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Local da Reserva do Paiva e Comunidades Vizinhas, uma parceria entre o IADH e a Odebrecht Realizações (OR).

A proposta do levantamento é diagnosticar os atrativos já existentes e formatar roteiros para o mercado, inserindo em cada trilha experiências sensoriais e culturais típicas da região. Até agora já foram mapeados 3 roteiros de características distintas: um de florestas; um de praias; e um de mangues. O próximo passo é realizar a visita técnica aos roteiros do mar e do Parque Metropolitano Armando de Hollanda Cavalcanti.

Todas as propostas de rotas estão sendo visitadas com acompanhamento de duas das lideranças locais que participam do Comitê Comunitário do Programa: Gunga (presidente da Associação de Moradores de Itapuama) e Josias (cofundador do site Itapuama Clicks), ambos grandes conhecedores da geografia da região.

Em abril, o mapeamento será concluído e três trilhas estratégicas estarão selecionadas com base em critérios técnicos. A partir daí tem início o trabalho de formação dos empreendedores turísticos interessados. Até dezembro, estarão criadas três trilhas ecoculturais e vários produtos e serviços turísticos formatados, além de iniciado o processo de articulação de parcerias e de apresentação dos resultados à comunidade.

Para mais informações e para conferir a cobertura do mapeamento pelo “Itapuama Clicks”, acesse:

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário