Banco Comunitário da Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira será inaugurado em setembro deste ano

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Socioprodutivo da Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira, fruto da parceria entre IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e PetroquímicaSuape (PQS), com subsídios do BNDES e apoio do Governo do Estado de Pernambuco, promoverá o lançamento, previsto para setembro, do Banco Comunitário que atenderá às duas comunidades. A ação integra o eixo de apoio econômico e educação financeira do Programa e tem por objetivo a instalação de uma institucionalidade financeira local de apoio a empreendimentos por meio da facilitação do acesso ao crédito e circulação do capital a partir de valores comunitários.

A experiência está baseada em poupadoras já existentes país afora e está em processo de consolidação após uma série de oficinas ministradas no território pela consultora do IADH Conceição Faheina e pela Diretora Institucional Silvana Parente. A decisão pela criação do Banco Comunitário se deu em uma Assembleia realizada no último dia 30 de julho, onde também foi votada a composição da diretoria e o acordo de convivência da nova institucionalidade, e terá o nome escolhido em um novo momento de plenária com os envolvidos.

Agora, a equipe segue no aguardo da cerimônia de lançamento do Banco Comunitário, prevista para o dia 3 de setembro deste ano, onde haverá a entrega simbólica de cheques junto da liberação dos primeiros empréstimos concedidos. No total, o banco conta com um fundo de R$ 20 mil (vinte mil reais) previstos no convênio entre IADH e PQS para realização do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Socioprodutivo da Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira. Confira fotos da Assembleia de decisão da abertura do banco e votação da diretoria e acordo de convivência.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário