Você está visualizando atualmente Banco Comunitário Reserva da Cidadania comemora 1 ano de atividades

Banco Comunitário Reserva da Cidadania comemora 1 ano de atividades

O Banco Comunitário do Programa Reserva da Cidadania completa 1 ano desde sua inauguração com muito a comemorar.  Na última sexta-feira (18) os participantes e parceiros da iniciativa se reuniram para celebrar o marco, em evento realizado no Espaço Reserva da Cidadania em Itapuama. O Programa Reserva da Cidadania, desenvolvido junto às comunidades praieiras do Cabo de Santo Agostinho, é apoiado pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e viabilizado pela Reserva do Paiva e pela Concessionária Rota dos Coqueiros.

“Muitos dos poupadores do baco nunca tinham entrado num banco tradicional, e passaram a ter vez no banco de microcrédito solidário, pois eles são vistos como alguém que pode acessar recursos para melhorar os seus empreendimentos”, afirma Adriana Franco, coordenadora do IADH no projeto.  O fundo inicial de 20 mil reais investido no banco esse valor aumentou para 60 mil, através das operações financeiras dos empreendedores do Cabo de Santo Agostinho, sem registro de inadimplência. Para Gabriel Belmont, da Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), “esse evento é um marco para as comunidades, que em tão pouco tempo conseguiram alcançar ótimos resultados. É uma iniciativa que veio para ficar.”.

gráfico2

 

Durante o evento, houve palestra de Lilian do Prado, coordenadora do Banco Acreditar, agência de microcrédito de Glória do Goitá, município do interior de Pernambuco.  A organização irá oferecer capacitação em educação financeira para a diretoria do Banco Reserva da Cidadania, composta por Eliete Lopes, presidente do banco, Joaquim Soares, tesoureiro e Graça Maciel, secretária. Na palestra, Lilian relatou a história de sucesso da Acreditar e falou sobre a importância de apoiar os pequenos empreendedores.

Também houve espaço para troca de experiências, com relatos da diretoria do banco  e dos poupadores, como Carlos César, vendedor de espetinho, e Neide Rosa, da área de alimentos. “Quando tem responsabilidade e transparência, todo projeto vai para a frente”, disse Neide durante a confraternização. Para Carlos César, o banco mudou seu modo de pensar no trabalho que realiza na praia, ajudando-o a desenvolver a atividade.

gráfico1

Dos 55 microempreendedores iniciais do Banco Reserva da Cidadania, 32 são mulheres, que atuam principalmente no ramo da gastronomia e que já se aventuram na renovação do empréstimo. Para Roberta Nunes, da Rota dos Coqueiros, o banco ampliou o significado do Programa Reserva da Cidadania, que passou a integrar mais empreendedores das comunidades praieiras do Cabo. “Eles se encheram de esperança e emponderamento”, afirma Neide. O evento foi concluído com o tradicional coffee break oferecido pelos Quintais Produtivos, com direito a bolo e parabéns cantado por toda a equipe.

 

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário