Bomba do Hemetério se mobiliza para implantação de Pólo Cultural oficial

O Instituto Walmart e os grupos culturais/artistas da Bomba do Hemetério – em parceria com diversas entidades (Auçuba, Aliança Empreendedora, Instituto Aliança, Centro Pernambucano de Design, Iadh, Sebrae e Bompreço) – estão buscando a implantação de um Pólo Cultural, permanente e autônomo, na Bomba do Hemetério.

A proposta é consolidar o bairro como um destino de turismo cultural comunitário. Para isso, foram criados vários projetos, nas diversas linguagens artísticas, consolidando um calendário anual de eventos na região.

Alguns desses projetos, como por exemplo, o Circuito Bomba Cultural, o Centro Cultural Seu Hemetério e a Bombarte – Feira de Artesanato da Bomba do Hemetério possuem um caráter mais estruturante na região.

Para a execução da Feira, estão sendo desenvolvidas algumas ações preliminares para sua viabilização, como por exemplo, curso de design de produto para mercado e curso de embalagem e marketing. “A execução da feira de artesanato será no 1º semestre de 2010 já com diversificação e qualificação dos produtos artesanais, além de uma apresentação adequada”, explica Karina Zapata, técnica do Iadh responsável pelo projeto na instituição.

O Centro Cultural Seu Hemetério é um projeto âncora para todas as linguagens artísticas da Bomba do Hemetério. Ele irá oferecer infra-estrutura e ambiência para o desenvolvimento de todas ações culturais do bairro. “Por ser muito complexo, a sua implementação será a médio prazo”, explica Karina.

Os demais projetos serão executados de forma sazonal e possuem como objetivo dinamizar o pólo cultural . São eles: Bomba em Cena (artes cênicas), Festival Bomba Musical (música), Lição de Arte (artes plásticas) – submetidos ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – e o Cine Bomba, que foi aprovado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife e está aguardando a tramitação necessária para repasse dos recursos pelo Wal-Mart.

Já o “Circuito Bomba Cultural” (produto turístico), integra todos os demais projetos em sua programação. Ele irá oferecer visitas estruturadas às agremiações carnavalescas da Bomba do Hemetério, organizadas sob a forma de Circuito, possibilitando aos visitantes a vivência de experiências turísticas singulares, marcadas pelo conhecimento dos saberes e fazeres dos mestres locais e pela imersão na cultura de raiz. “Esse projeto é o mais ambicioso e estruturante de todos. Já tivemos reuniões com as secretarias de cultura e de ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico do Recife, Representação Regional NE/MinC, Ministério do Turismo (representante do Programa de Regionalização do Turismo), Sebrae/PE e Fundação Gilberto Freire, para apresentação da proposta. Trata-se de um produto turístico excelente para a Copa 2014, já que Recife será uma das cidades a sediar o evento mundial”, explica Karina.

Os projetos, realizados de forma integrada e complementar, contribuem para otimizar as ações desenvolvidas, ampliar as possibilidades de divulgação e comercialização dos produtos e serviços culturais locais e fortalecer o Pólo Cultural da Bomba do Hemetério.

Por Le Fil Comunicação

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário