Você está visualizando atualmente Doutorado em Madri: diretora do IADH defende tese sobre economia solidária

Doutorado em Madri: diretora do IADH defende tese sobre economia solidária

A diretora Institucional do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Silvana Parente, defendeu tese de doutorado, intitulada “Economia solidária, desenvolvimento local e microfinanças: uma convergência possível”, na Universidade Autonoma de Madri (UAM), em Madri, na Espanha, no dia 27 de outubro último, sob orientação do professor Antônio Vazquez Barquero. O estudo, que foi aprovado com a nota máxima, teve como objetivo mostrar a contribuição da economia solidária para potencializar o desenvolvimento econômico territorial, com ênfase na inclusão e no emprego.

Silvana contou que os professores da banca examinadora ressaltaram a importância da proposta apresentada na tese para os países em desenvolvimento, como a própria Espanha, que passou por uma grande crise econômica. “Foi muito importante para mim ter as ideias que a gente trabalha nos projetos do IADH, na prática, serem reconhecias em um contexto acadêmico”, afirma ela. A pesquisa foi realizada a partir do estudo do processo incubação de empreendimentos, executado no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários (Proninc), que utiliza 171 casos como mostra. A tese também foi composta por quatro estudos de caso que mostram o sucesso da convergência entre economia solidária, desenvolvimento local e microfinanças, na consolidação desses empreendimentos.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário