Você está visualizando atualmente Evento marca três anos do Programa Reserva da Cidadania

Evento marca três anos do Programa Reserva da Cidadania

O Programa Reserva da Cidadania celebrou três anos de atividades em um dia de apresentação dos seus grupos produtivos, reunindo artesanato, gastronomia, música e oficinas. A 1° Expo Reserva da Cidadania foi realizada no dia 23 de agosto último, no Empório Gourmet, localizado na Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. “A feira mostrou que os empreendedores contemplados no programa estão oferecendo produtos de qualidade e atuando com a visão coletiva, e isso é muito gratificante”, afirma Tania Zapata, coordenadora do programa.

O Programa Reserva da Cidadania é uma iniciativa da Reserva do Paiva, Concessionária Rota dos Coqueiros e Associação Geral da Reserva do Paiva, com apoio técnico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH). A primeira Expo Reserva da Cidadania contou também com a parceria do Sebrae.  O evento teve início às 10h, recebendo cerca de 300 visitantes ao longo do dia, integrando os empreendedores locais das comunidades praieiras do Cabo e os moradores e turistas da Reserva do Paiva.

Durante a exposição, sete grupos apresentaram seus produtos de gastronomia e artesanato. Os visitantes conferiram de perto os produtos dos grupos Mulheres de Fibra, Palha na Mão e Flor de Coco, com artesanato feito a partir de elementos locais, como a palha do coqueiro. O grupo Costurando Vidas apresentou peças feitas a partir do reaproveitamento de tecidos e outras matérias primas sustentáveis, e os ceramistas do Cabo levaram artesanato utilitário e decorativo. A gastronomia ficou por conta do  Calhetas Licores, da empreendedora Orlanda Silva, com seus famosos doces, licores e pimentas caseiras, e do Projeto Quintais produtivos, representado por Eliete Lopes e Neide Rosa, com  hortaliças, geleias, conservas e sucos.

A educação ambiental não poderia ficar de fora, ficando a cargo do Grupo de Proteção das Praias, formado por cinco projetos ambientais voltados para a sustentabilidade das praias Cabo de Santo Agostinho, que apresentou  os trabalhos desenvolvidos por cada um deles. O evento trouxe ainda oficinas gratuitas de pintura, plantio, cerâmica e cestaria com palha de coqueiro. As apresentações musicais animaram mais ainda a feira, através do grupo de capoeira Acarbo e do grupo de percussão PercuRecicla, com 14 crianças e jovens que participaram da oficina ministrada por Mestre Pinha e Geraldo Soares durante o primeiro semestre desde ano.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário