Grupos incubados pelo Pinc recebem primeira parcela do Fundo de Incubação

No último dia 5 de agosto, os 19 grupos incubados pelo Programa de Incubação para o Desenvolvimento Local (Pinc) do Programa Bombando Cidadania receberam a primeira parcela do Fundo de Incubação. A liberação do valor foi marcada pela entrega de um cheque simbólico aos representantes de cada iniciativa, em evento de confraternização que contou com uma reflexão sobre a importância e os desafios dessa nova fase.

A entrega foi a culminância de uma longa etapa de oficinas e discussões sobre desenvolvimento local, gestão, comunicação e empreendedorismo, iniciada após o edital de seleção pública do Programa. “Este é um momento importante na vida de um grupo incubado que quer se transformar numa instituição séria, comprometida com a comunidade e transparente em sua gestão”, reforçou Elisângela Gonçalves, consultora do IADH e uma das responsáveis pelo Programa.

A partir de agora, a tarefa dos membros das iniciativas incubadas é utilizar os conhecimentos adquiridos nas oficinas para efetivar seus respectivos projetos aplicando estrategicamente os recursos, além de executar uma prestação de contas que atenda à legislação vigente. O uso e prestação de contas parcial de ao menos 80% do valor inicial recebido é pré-requisito para que os grupos recebam a parcela seguinte.

O objetivo dessa etapa do Programa é fazer com que os grupos vivenciem os procedimentos internos de uma organização do terceiro setor para encara os desafios do mercado. “Estou muito alegre por ter encontrado o Programa! Esse recurso é muito importante para que a gente possa levar informação e trabalhar em prol da comunidade”, afirmou Israel Ferreira, integrante do Movimento Comunitário A Voz do Pascoal, que pretende instalar uma rádio comunitária no Alto do Pascoal, Zona Norte do Recife.

Até agora foram liberados R$31.521,88, equivalentes a 45% do total de R$70.000,00 previstos pelo Fundo de Incubação. A outra parte do montante será entregue aos grupos em mais uma ou duas parcelas, de acordo com a natureza e o objeto de cada projeto, e tem liberação prevista para outubro deste ano.

“O Pinc vem fortalecer a solidariedade e qualificar as ações da comunidade, tornando os grupos incubados preparados para assumir suas missões e compromissos com o desenvolvimento local”, conclui Adriana Franco, gerente do Instituto Walmart, responsável pela iniciativa, em parceria técnica com o IADH, do Programa Bombando Cidadania.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário