IADH avalia incubadoras tecnológicas de cooperativas populares

O IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano assina convênio com Ministro do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária, para trabalhar no projeto de Avaliação do Programa Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares – Proninc. Esse resultado se deu através de a participação de uma chamada pública nacional que o Iadh conseguiu o primeiro lugar.

Sendo o Proninc a principal política de apoio governamental à economia solidária, esse projeto busca avaliar a metodologia de 70 incubadoras desenvolvidas pelas universidades do País durante um ano. A avaliação se focará na gestão dos programas, suas estratégias, instrumentos de apoio às incubadoras; avaliar as próprias incubadoras considerando o desempenho e a tipologia do processo; avaliar a ponta dos empreendimentos incubados quanto a sua viabilidade e sustentabilidade.

Entenda o Proninc

Através de uma ação articulada no âmbito do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), a COPPE/UFRJ criou em 1995, com o apoio da FINEP e da Fundação Banco do Brasil (FBB), a primeira Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP. A missão deste projeto era desenvolver a metodologia de incubação de cooperativas populares e de difusão desta tecnologia social para outras universidades do país.

Em 1997 foi criado o PRONINC – Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares, tendo como signatários a FINEP, o Banco do Brasil, a FBB e o COEP. Em 2003, a FINEP e a Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego, retomaram a discussão sobre os rumos do PRONINC, decidindo financiar novas Incubadoras de Cooperativas e dar apoio à manutenção das incubadoras em operação.

O objetivo essencial do Proninc é utilizar o conhecimento e a capacidade existentes nas universidades para a constituição de empreendimentos cooperativos que proporcionem trabalho e renda. As universidades se envolvem com o Proninc de duas formas: promovendo atividades de apoio à formação e desenvolvimento de cooperativas ou associações produtivas, principalmente através de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares; e realizando pesquisas que visem a produzir conhecimentos relevantes para a consolidação da metodologia de incubação.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário