IADH debate Nova Governança no 4º Salão do Turismo

São Paulo (SP) – Gestão Descentralizada do Turismo. Essa foi a mesa de debates que o Iadh participou durante o 4º Salão do Turismo, que ocorreu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, no começo de julho (dia 02).

Durante a exposição, a diretora institucional do Iadh, Silvana Parente, apresentou o conceito de governança, em que as estruturas de relações entre diferentes atores se baseiam em decisões sobre o coletivo, proporcionando a ampliação da esfera pública. “O desenvolvimento do turismo requer ações multi-setoriais, cooperação público-privada, enfoque territorial e mobilização social”, explica Parente.

Além disso, a diretora aprofundou as diversas estratégias usadas pelos fóruns e conselhos estaduais no processo de fortalecimento institucional, como também apresentou os indicadores, desenvolvidos pelo Iadh e o Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo (DEPAT), do Ministério do Turismo, que é responsável pelo Programa de Gestão Descentralizada e Compartilhada.

Os indicadores nortearão o monitoramento e avaliação dos conselhos e fóruns estaduais. O diretor do DEPAT, José Augusto Falcão, foi quem coordenou a mesa de debates.

O 4º Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo, foi oficialmente aberto no dia 1º de julho e seguiu até o dia 5 deste mês. O evento contou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva; do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; da presidente da Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários de Turismo) Nilde Brum; do governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria; do governador de Alagoas, Teotônio Villela Filho; o secretário estadual de Turismo, Claury Alves; entre outras autoridades ligadas ao setor turístico.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário