IADH lança Projeto DIST Fortaleza no bairro de Paupina, em Fortaleza (CE)

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida, o fortalecimento de uma identidade territorial e de uma cultura de organização social aos moradores do Minha Casa e Minha Vida (MCMV), foi lançado no último dia 6 de maio, no bairro Paupina, o projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST) realizado em Fortaleza (CE).  A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional patrocinada pela Caixa Econômica Federal, que está sendo desenvolvida em Fortaleza pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), a Universidade Biocêntrica, o Instituto Girândola, a Associação dos Circos e Artistas do Nordeste (ACAN) e a Quitanda das Artes.

Durante o lançamento, foram promovidas diversas atividades culturais e serviços sociais e de cidadania, como distribuição de mudas, apresentação circense, emissão de documentos, vacinação de animais além de reuniões com conselhos tutelares. Os moradores também se dividiram em grupos para debater as etapas do projeto que tem duração de dois anos. O DIST visa contribuir para transformar o cenário de fragilidade social de muitas famílias que ocupam as habitações do Minha Casa Minha Vida, promovendo a organização e autonomia dos moradores, sua inserção econômica através de empreendedorismo e a garantia do acesso a políticas públicas.

Na capital cearense, além da Paupina (onde funcionam oito conjuntos do MCMV apelidados de “Escritores” com 1960 unidades), o projeto atua em outras cinco áreas consideradas vulneráveis socialmente: Barroso (Conjunto São Domingues, com 120 unidades), Passaré (São Bernardo, com 80 unidades), Jangurussu (Conjunto José Euclides, com 2992 unidades), José Walter (Conjunto Cidade Jardim, com 5.536 unidades) e Mondubim (Monte Líbano com 256 unidades).

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário