Você está visualizando atualmente IADH ministra Curso de Desenvolvimento Territorial para o Sebrae Paraíba

IADH ministra Curso de Desenvolvimento Territorial para o Sebrae Paraíba

Um dos grandes propósitos do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) é disseminar conhecimento. Afinal, a missão do Instituto é “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável”. Em alinhamento com esse intuito, teve início no último dia 12 de julho a terceira edição do Curso Desenvolvimento Territorial para gestores e técnicos do Sebrae Paraíba, seguindo até o dia 21 de setembro. O primeiro módulo, intitulado “A Gestão do Território”, foi realizado sob a facilitação de Tania Zapata e Patrícia Paixão, associadas-fundadoras do IADH. Junto com Karina Zapata, elas também serão responsáveis pelos módulos seguintes. Além de aulas presenciais, o curso prevê momentos de ensino a distância e orientação de trabalhos práticos.

“É gratificante poder formar pessoas com a visão humanista e do desenvolvimento territorial sustentável. Assim, estamos fortalecendo nossos propósitos e valores por um mundo mais sustentável”, afirma Tania Zapata. Durante a formação, cuja metodologia e programação foram estruturadas pelo IADH, os cursistas irão aprender, discutir e exercitar os fundamentos, conceitos, metodologias e experiências do desenvolvimento territorial como uma estratégia de inserção socioeconômica, fortalecimento dos pequenos negócios, redução das desigualdades e construção de desenvolvimento com mais equidade e sustentabilidade.

WhatsApp-Image-20160712

O curso é composto por seis módulos, que incluem os temas: A globalização dos mercados na sociedade do conhecimento, A gestão do território, A construção do empreendedorismo local, O novo papel dos governos municipais, universidades e instituições públicas e privadas, Metodologias de promoção do desenvolvimento territorial, Economia Criativa; A comunicação para o desenvolvimento territorial, O papel do técnico facilitador, A importância da governança e das redes de cooperação e aprendizagem.

As aulas mesclam exposições dialogadas, debates em grupo, exercícios e vivências, com uma metodologia nortada por leituras dirigidas, estudos de caso, exibição de filmes, músicas e dinâmicas construtivistas. Há, ainda, monitoramento de atividades em campo, que incluem construção de diagnósticos, formulação de planos de ação, mapeamento de ativos, entre outras. As facilitadoras ministraram outras duas edições do Curso de Desenvolvimento Territorial para o Sebrae Paraíba, em 2015, para sessenta cursistas. “O curso alcançou muito êxito, sobretudo pela abordagem e metodologia diferenciadas sobre o tema do desenvolvimento territorial. Por isso fomos convidadas para este terceiro curso. A parceria com o Sebrae Paraíba é sempre muito afinada com os princípios e a missão do IADH”, revela Patrícia Paixão.

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário