IADH promove ciclo de oficinas sobre Gestão de Conflitos para jovens artesãos de Serrita

Gestão de Conflito. Esse é o nome do ciclo de oficinas que o Iadh desenvolveu com os jovens artesãos em Serrita, município que fica na Mesorregião da Chapada do Araripe no Estado de Pernambuco. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a Prefeitura de Serrita.

“O objetivo foi fortalecer o grupo de jovens em busca da sustentabilidade do seu trabalho na região, discutindo, principalmente, o desenvolvimento organizacional do grupo e as suas relações interpessoais, que inferem em todo o ciclo da produção”, explica Pedro Tavares, técnico do Iadh responsável pela atividade.

Em 2007, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, inaugurou o Centro do Artesão, em Serrita. O investimento custou R$ 145 mil para a construção da Casa e aquisição de equipamentos, como máquinas de costura, computadores, material de escritório, e outros.

O Programa Organização Produtiva de Comunidades (Produzir) investiu R$ 100 mil na capacitação de 125 pessoas nas áreas de artesanato em couro (bolsas, almofadas, capas de agendas, luminárias) e ovinocaprinocultura (manejo da propriedade, melhoramento do rebanho e produção de pastagem).

O arranjo produtivo local da ovinocaprinocultura e o de artesanato de couro são potenciais econômicos propícios a serem fortalecidos em Serrita, já que há uma demanda pelo artesanato de couro no mercado regional e estadual.

Por Le Fil Comunicação Digital

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário