IADH promove encontro de formação da estratégia de desenvolvimento territorial

Recife (PE) – Cerca de 150 pessoas ligadas ao tema do desenvolvimento territorial, de todas as regiões do Brasil, estiveram reunidas no Encontro Nacional de Formação e Avaliação da Estratégia de Desenvolvimento Territorial, que aconteceu de 16 a 20 de março, no Hotel Onda Mar, no Recife.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial/Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano – Iadh, o encontro teve como objetivo principal influir na consolidação da estratégia de Desenvolvimento Territorial. Assim, as atividades foram voltadas para favorecer o processo de integração das ações e contribuir com o aperfeiçoamento da intervenção dos articuladores, redes sociais de cooperação, organizações e entidades parceiras.

Durante os cinco dias de trabalho, foram discutidas questões relacionadas com Ação em Rede; Desenvolvimento Territorial; Gestão Social; Dinamização Econômica; Relação Estado/Sociedade Civil no Brasil. A técnica do IADH, Jeanne Duarte, avalia que “aconteceram momentos ricos de debate e de integração. A dimensão da cultura esteve presente, as pessoas passaram a conhecer melhor a cultura pernambucana e se sensibilizaram mais para a importância da cultura nos processos de desenvolvimento territorial”.

O evento contou com a participação de integrantes da Rede Nacional de Colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário; técnicos de entidades parceiras; articuladores estaduais, regionais e consultores.

A técnica Jeanne Duarte destaca que “o encontro reuniu consultores e técnicos que atuam em diferentes dimensões do desenvolvimento e entidades parceiras da SDT, mas que possuem, em comum, a adoção de um enfoque territorial, contribuindo assim no fortalecimento da estratégia de desenvolvimento territorial rural sustentável e solidário”.

Por Le Fil Comunicação Digital

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário