Você está visualizando atualmente Inaugurado o Espaço Reserva da Cidadania

Inaugurado o Espaço Reserva da Cidadania

Foi inaugurado na última quarta-feira (8), em Itapuama, o Espaço Reserva da Cidadania, local destinado às atividades realizadas no âmbito do Programa Reserva da Cidadania. De acordo com Tania Zapata, coordenadora do IADH no projeto, o local será voltado para capacitações, reuniões, comercialização de produtos e serviços de empreendedores e eventos de integração comunitária. A abertura do espaço é parte de uma série de ações voltadas para o desenvolvimento da Reserva do Paiva e áreas adjacentes, no Cabo de Santo Agostinho, contando com a parceria da Odebrecht Realizações Imobiliárias (ORI), Concessionária Rota dos Coqueiros, grupos Cornélio e Ricardo Brennand, Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP) e apoio técnico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).

Durante o evento, houve apresentação do Programa Reserva da Cidadania e seus eixos de ação: Meio Ambiente, Turismo, Empreendedorismo de Negócios e Cidadania. As consultoras do IADH envolvidas no programa explicaram sobre os projetos e ações realizadas desde o início, há dois anos, que englobam incubação de negócios, capacitação para o desenvolvimento de atividades turísticas, realização de eventos, entre outros. Para Bruno Gadelha, da Odebrecht Realizações Imobiliárias, “a inserção da comunidade no programa é fundamental”. “Conseguimos avançar na concretização desse sonho, colocamos em prática uma conquista grande para a comunidade”, afirma Gabriel Belmont, da AGRP.

A inauguração contou, ainda, com um coffee break preparado pelas mulheres do Projeto Quintais Produtivos, que ofereceram aos presentes brigadeiro de aipim, beijinho de milho verde, pães e geleia de pimenta. Além disso, durante toda a amanhã houve exposição de produtos confeccionados por empreendedores do programa e divulgação de trilhas ecológicas e eventos culturais comunitários. Tudo isso é resultado de um trabalho contínuo de capacitação profissional e estímulo à criatividade e empreendedorismo dos moradores. Eliete Lopes, do Quintais Produtivos e da Comissão de Eventos Comunitários, elogiou o programa. “Foram muito boas as capacitações que a gente fez para melhorar nossos negócios. Foi maravilhoso, o resultado tem sido muito bom, a gente tem aprendido bastante e a cada capacitação a gente vai investindo mais no nosso comércio”, reforçou.

O Espaço Reserva da Cidadania fica localizado na praia de Itapuama e foi alugado com a contribuição da Concessionária Rota dos Coqueiros. Após a realização de reformas e serviços diversos, com um mutirão comunitário, o Espaço Reserva da Cidadania está pronto para a utilização pelo coletivo. “Hoje a gente tem essa casa enorme, legal, com vários espaços, onde vão estar os produtos produzidos pelos artesãos e espaço para a gente se reunir e discutir. É um ponto de encontro”, falou José Rildo Plínio da Silva, que é coordenador do Auto Natalino, realizado em Suape, e da Força da Paixão, em Gaibu, além de integrar a comissão organizadora da festa infantil Na Onda das Crianças, em Itapuama. “A gente aprendeu a fazer projetos, a executar, avaliar e captar recursos, e isso foi muito interessante, porque eu já estava nessa área, mas não tinha o conhecimento. Hoje a coisa é bem diferente”, complementou Rildo.

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário