Mostra Bombarte exibe diversidade cultura da Bomba do Hemetério, sede do Bombando Cidadania

Elementos da cultura popular e do dia a dia da Bomba do Hemetério, bairro da Zona Norte do Recife, estão representados na exposição “Bombarte”, que acontece de 09 até 19 de setembro, no Shopping Paço Alfândega, no Recife Antigo. A mostra traz peças produzidas por artesões locais sob inspiração das cores, formas, traçados urbanos e arquitetônicos, história e identidade cultural da região. São bolsas, sandálias, objetos decorativos e utilitários produzidos utilizando elementos iconográficos da Bomba do Hemetério.

A exposição é a segunda fase do Projeto Bombarte de estímulo e desenvolvimento do artesanato da Bomba do Hemetério, realizado pelo Instituto Walmart, através do Programa Bombando Cidadania, e pelo SEBRAE/PE. A iniciativa começou em abril de 2009 com a formação de 26 artesãos locais. Eles participaram de oficinas de design de produto, consultoria de apoio à produção, empreendedorismo e gestão de negócios.

Mais do que repassar parâmetros de qualidade para o processo produtivo do artesanato, a formação trabalhou o condicionamento e aprimoramento do “olhar dos artesões” para sua comunidade. “Quisemos mostrar que os elementos visuais do bairro, como as escadarias, os gradis, as manifestações culturais e a história, poderiam se tornar inspiração para o artesanato produzido no local”, diz Adriana Franco, gerente de desenvolvimento local do Instituto Walmart.

Ainda segundo ela, o artesanato da comunidade apresentava potencial, mas faltava integração do produto com a história e cultura do bairro. “Os produtos não traziam em sua essência ou estética nenhuma referência à Bomba do Hemetério”, acrescenta Adriana.

O papel de aguçar e aprimorar este olhar ficou com o Centro Pernambucano de Design e a Aliança Empreendedora e Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) que ministraram a formação. Além da capacitação produtiva, os artesãos receberam apoio para aquisição de matéria prima e para a estruturação de um circuito de comercialização dos produtos da grife “O que é da Bomba é bom”.

Com a exposição, o Bombarte entra agora na fase de apoio à comercialização dos produtos, através da inserção em programas de comércio solidário, produção sob encomenda (catálogo) e realização de feiras mensais para venda dos produtos na própria comunidade, movimentando assim a economia na Bomba do Hemetério. “A idéia é facilitar o acesso ao mercado, e assim melhorar e aumentar a renda dos artesãos da Bomba do Hemetério”, diz a gerente do Instituto.

O processo formativo junto aos artesãos não se encerra com a Exposição “Bombarte”. Ele ocorrerá ao longo de todo o Programa Bombando Cidadania, com acompanhamento e apoio permanente na produção, diversificação, precificação, qualidade, inovação, promoção e comercialização.

Também durante a exposição, 16 grupos vão mostrar a diversidade cultural da Bomba do Hemetério em shows e apresentações de dança, música e teatro. Entre eles, Gigantes do Samba; Maracatu Estrela Brilhante; o cantor Tuca Versátil; o espetáculo “Bombaguá”; entre outros.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário