Oficina de culinária de matriz africana com Raul Lody termina no próximo sábado

A oficina de culinária de matriz africana do Programa Bombando Cidadania, com curadoria do antropólogo Raul Lody, terá seu último dia de atividades no próximo dia 26 de novembro. A ação, que conta com a colaboração das culinaristas de terreiro Nevinha de Sagbá e Carmem Virgínia de Xangô, tem o objetivo de fortalecer a gastronomia afro-brasileira, forte atrativo turístico-cultural do bairro da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife.
A oficina, divida em três dias, conta com ensinamentos sobre o contexto dos alimentos nas religiões afro-brasileiras e sobre a história de sua inserção nos cultos religiosos. Reunindo uma turma de 24 culinaristas do Pólo Cultural da Bomba, os encontros, que já aconteceram nos dias 12 e 19 de novembro, têm sido realizados no Espaço Bombando Cidadania.
Esse momento de formação é uma oportunidade de oferecer um serviço gastronômico diferenciado, no local que tem se preparado para ser roteiro turístico comunitário. “Eu estou achando ótimo, muito bem explicado e de excelente qualidade! É importante porque em nossa comunidade há muitos terreiros, mas pouco se conhece dessa cultura e desses valores”, afirma Ubiracy Barbosa, culinarista do internacionalmente conhecido Balé Bacnaré.
A oficina de culinária de matriz africana é uma realização do Programa Bombando Cidadania, em parceria com o IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, Sebrae, Fundação Gilberto Freyre e Instituto Walmart. Ao final da atividade, os registros fotográficos irão compor a publicação “Receitas de Matriz Africana”, de autoria do Sebrae.

Deixe um comentário