Você está visualizando atualmente Pescadores do Paiva ganham mais estrutura

Pescadores do Paiva ganham mais estrutura

 

Foi inaugurada, na última sexta-feira (29), uma Caiçara Pesqueira para os pescadores que atuam na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. A ação foi articulada pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) junto à Associação Geral da Reserva do Paiva e a Colônia Z-8, e faz parte do projeto Agenda Positiva da Pesca, inserido no Programa Reserva da Cidadania. O espaço, que fica localizado em área pública municipal vizinha a Praça do Paiva, servirá de abrigo para as embarcações, armazenamento dos pescados e depósito para os instrumentos de trabalho dos pescadores, São 21 pescadores beneficiados, que receberam também reforma e motores novos para as suas jangadas.

O IADH foi o responsável pela elaboração do projeto e articulação dos trabalhos até o fechamento do modelo acordado pelos pescadores, com consultoria da engenheira de pesca Renata Félix. Para ela, “a pesca artesanal é uma prática que representa a subsistência, pois retira da natureza apenas o necessário para a sua própria sobrevivência”. Além da melhoria na infraestrutura, os pescadores vão receber apoio técnico nessa nova fase de trabalho, através da continuidade do trabalho com Renata Félix, e da nova parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Nós estamos há quase 2 anos trabalhando na Agenda Positiva da Pesca e felizmente conseguimos chegar no primeiro resultado, que é a entrega da caiçara aos pescadores”, afirmou Gabriel Belmont, Responsável pela Gestão do Bairro, durante a cerimônia. No evento de inauguração, foram entregues a Caiçara Pesqueira para porto das jangadas, novos motores e a reforma das embarcações utilizadas pelos pescadores. “Vamos poder oferecer peixe de boa qualidade para os moradores e gerar renda para nossas famílias”, diz José Marcos, que pratica a atividade há 51 anos na Reserva do Paiva. “

“Por natureza, a pesca artesanal não tem como objetivo aumentar a produtividade, ela funciona dentro de uma escala de pequeno porte. O que a gente vai garantir para os pescadores é melhor qualidade de trabalho. Quando a gente fala em apoiar a atividade produtiva, estamos mais preocupados em dar condições melhores de trabalho do que uma visão de aumento de produtividade”, afirma Adriana Franco, coordenadora do IADH no Programa Reserva da Cidadania.

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário