Programa Bombando Cidadania completa um ano de ação em campo

O Programa Bombando Cidadania, ação integrada de Desenvolvimento Local Comunitário na Bomba do Hemetério que conta com o apoio do Instituto Walmart e concepção pedagógica do do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, completa um ano e segue para sua segunda etapa, em setembro. O próximo passo será destinado à implementação de nove projetos elaborados com a comunidade, beneficiando as diferentes linguagens artísticas da região.

No mês de julho, o Iadh finalizou as atividades do primeiro ano do projeto que contou com cursos, palestras, consultorias voltadas ao coletivo cultural da Bomba do Hemetério e ao Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania, em parceria com o Sebrae/PE, no campo do Empreendedorismo Cultural. Neste segundo ano, serão desenvolvidos os seguintes projetos: Centro Cultural Seu Hemetério; website do Pólo Cultural da Bomba do Hemetério; Circuito Bomba Cultural; Bombarte – Feira de Artesanato da Bomba do Hemetério; Cine Bomba – Cultura e Comunidade; Bomba em Cena, Festival Bomba Musical, Lição de Arte, Projeto Bombaguá – O Espetáculo.

As atividades do primeiro ano possibilitaram a construção de uma parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, como por exemplo, a inclusão do espetáculo do Bombaguá na programação do prestigiado Festival de Inverno de Garanhuns. A consultora do Iadh responsável no projeto pelo componente de desenvolvimento cultural comunitário, Karina Zapata, avalia que “foi dado um grande salto político-institucional, ampliando e fortalecendo a dimensão cooperada e integrada que permeia o Programa Bombando Cidadania. A presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, foi bastante afirmativa em seu discurso, colocando todas as ações desenvolvidas pela Fundarpe, do Cais ao Sertão, à disposição do Pólo Cultural da Bomba do Hemetério e do Programa Bombando Cidadania”. Já o maquiador cênico, integrante da Universidart e do Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania, Rivaldo Ferreira, afirma que essa parceria marcou um divisor de água do Programa Bombando Cidadania.

Outra relação que merece destaque é a construção da parceria com o Núcleo de Decoração de Pernambuco (Nucleope) para a implantação do projeto Decoração do Futuro, na Bomba do Hemetério. O projeto visa mobilizar os profissionais e estudantes de arquitetura e design a participarem de um concurso para criação de mobiliários práticos, utilizando materiais recicláveis e/ou de baixíssimo custo, de fácil acesso na comunidade, criando alternativas para substituir os produtos de linha. “Esta ação tem como objetivo ajudar no desenvolvimento da comunidade escolhida, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes e proporcionando um maior conforto dentro de suas residências, além de inserir seus moradores socialmente”, ressalta Karina Zapata.

Esse projeto também contou com o apoio do Centro Pernambucano de Design para a realização da pesquisa iconográfica dos símbolos e elementos que representam a cultura local para posterior aplicabilidade nos produtos artísticos desenvolvidos na região da Bomba do Hemetério. Para o levantamento iconográfico, foram realizadas entrevistas com lideranças, mestres populares, moradores, contadores de causos, artistas, além de pesquisas e estudos sobre a cultura da região. Confira a lista dos grupos culturais e artistas da Bomba do Hemetério.

Por Le Fil Comunicação Digital

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário