Você está visualizando atualmente Programa Desenvolvendo Capacidades entra na fase três
Todos de mãos dadas, em um seminário do Programa Desenvolvendo Capacidades

Programa Desenvolvendo Capacidades entra na fase três

Desenvolvendo Capacidade - Dom Távora
Todos de mãos dadas, prontos para mais um seminário do Programa Desenvolvendo Capacidades

O Programa Desenvolvendo Capacidades, executado pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), entra na terceira fase. O programa concluiu a segunda etapa com a realização de seminários de associativismo e cooperativismo, cursos de gestão de negócios, oficina de piscicultura e de ovinocaprinocultura. Também foram realizados intercâmbios com técnicos e agricultores nas áreas de rizicultura, de turismo rural, de avicultura e de produção de leite de cabra.

A fase dois do programa ocorreu nos municípios de Graccho Cardoso, Tobias Barreto, Pacatuba e Carira, em Sergipe, nos meses de novembro e dezembro. Os intercâmbios foram para Porto da Folha (SE), Gravatá (PE), Maragogi (AL) e Teresina (PI). Estiveram presentes nos seminários, cursos e oficinas 492 agricultores e técnicos, além de 146 agricultores e técnicos participantes dos intercâmbios.

O planejamento do Programa Desenvolvendo Capacidades busca alcançar a capacitação de 1.850 agricultores familiares e 60 técnicos; a formação de 9 facilitadores locais; a realização de 74 cursos sobre gestão de negócios agrícolas e não agrícolas; a oferta de 37 seminários sobre associativismo e cooperativismo; 37 oficinas sobre gestão produtiva; um curso de gestão negócios agrícolas e não agrícolas para os técnicos. Isso considerando que 80% dos conteúdos serão apreendidos pelos participantes das formações; com mais de 30% de participação de mulheres; 50 pessoas oriundas de comunidades quilombolas e todos os eventos de capacitação com seus materiais didáticos produzidos de forma colaborativa e contextualizada.

O Desenvolvendo Capacidades é um programa que apoia o Projeto Dom Távora, do governo de Sergipe. O objetivo do Dom Távora é a redução da pobreza rural em 15 municípios dos territórios Centro Sul, Agreste Central, Médio Sertão e Baixo São Francisco, do estado. O apoio do Programa Desenvolvendo Capacidades ocorreu depois de uma parceria entre o IADH e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD), que permitiu a desenvolvimento do programa para agricultores familiares e técnicos estaduais em negócios rurais do Projeto Dom Távora.

Deixe um comentário