Home » Notícias » Programa Desenvolvendo Capacidades entra na fase três

Programa Desenvolvendo Capacidades entra na fase três

10 de janeiro de 2018

Desenvolvendo Capacidade - Dom Távora

Todos de mãos dadas, prontos para mais um seminário do Programa Desenvolvendo Capacidades

O Programa Desenvolvendo Capacidades, executado pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), entra na terceira fase. O programa concluiu a segunda etapa com a realização de seminários de associativismo e cooperativismo, cursos de gestão de negócios, oficina de piscicultura e de ovinocaprinocultura. Também foram realizados intercâmbios com técnicos e agricultores nas áreas de rizicultura, de turismo rural, de avicultura e de produção de leite de cabra.

A fase dois do programa ocorreu nos municípios de Graccho Cardoso, Tobias Barreto, Pacatuba e Carira, em Sergipe, nos meses de novembro e dezembro. Os intercâmbios foram para Porto da Folha (SE), Gravatá (PE), Maragogi (AL) e Teresina (PI). Estiveram presentes nos seminários, cursos e oficinas 492 agricultores e técnicos, além de 146 agricultores e técnicos participantes dos intercâmbios.

O planejamento do Programa Desenvolvendo Capacidades busca alcançar a capacitação de 1.850 agricultores familiares e 60 técnicos; a formação de 9 facilitadores locais; a realização de 74 cursos sobre gestão de negócios agrícolas e não agrícolas; a oferta de 37 seminários sobre associativismo e cooperativismo; 37 oficinas sobre gestão produtiva; um curso de gestão negócios agrícolas e não agrícolas para os técnicos. Isso considerando que 80% dos conteúdos serão apreendidos pelos participantes das formações; com mais de 30% de participação de mulheres; 50 pessoas oriundas de comunidades quilombolas e todos os eventos de capacitação com seus materiais didáticos produzidos de forma colaborativa e contextualizada.

O Desenvolvendo Capacidades é um programa que apoia o Projeto Dom Távora, do governo de Sergipe. O objetivo do Dom Távora é a redução da pobreza rural em 15 municípios dos territórios Centro Sul, Agreste Central, Médio Sertão e Baixo São Francisco, do estado. O apoio do Programa Desenvolvendo Capacidades ocorreu depois de uma parceria entre o IADH e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD), que permitiu a desenvolvimento do programa para agricultores familiares e técnicos estaduais em negócios rurais do Projeto Dom Távora.

Tags: , , , , , , , , ,

Visualizações: 52