Projeto do IADH propõe Roteirização Turística da Bomba do Hemetério

A Bomba do Hemetério, bairro da periferia do Recife – Pernambuco, é berço de inúmeras manifestações culturais, algumas com 200 anos de existência, que chegam a representar 30% do ciclo carnavalesco do Recife. Tamanha riqueza, no entanto, não encontrava iniciativas de apoio que as tornassem amplamente visíveis e comercializáveis.

Tendo em vista essa demanda, o IADH propôs ao Ministério do Turismo o projeto de “Implantação do Circuito Turístico Bomba Cultural na Bomba do Hemetério”, com o objetivo de apoiar a roteirização e comercialização dos produtos e serviços turísticos e culturais da região – dinamizando, incrementando, fortalecendo e divulgando-os.

O projeto, o primeiro de destino cultural urbano de base comunitária apoiado pelo Ministério, tem promovido ações sistemáticas de mapeamento de serviços e produtos, além de capacitar os grupos culturais locais. A idéia é aproveitar as potencialidades da comunidade e redondezas como estratégia de fomento ao empreendedorismo, ampliação da renda e redução de desigualdades sociais.

A ação, iniciada em novembro de 2010, já tem apoio do Programa Bombando Cidadania, de iniciativa do Instituto Walmart com parceria técnica do IADH, Prefeitura do Recife, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nucleope, Aliança Empreendedora e Sebrae para pôr em prática cada uma das etapas, previstas para serem concluídas em outubro deste ano.

Essas etapas – algumas já concluídas – contemplaram um mapeamento do território e visitas aleatórias aos grupos, identificação e pré-seleção dos produtos e serviços e orientação, formatação e análise destes. A última etapa, em andamento neste momento, é a composição dos produtos, ajustando detalhes técnicos e criando um banco de dados com informações sobre as atividades selecionadas – 19, no total – para a criação do Roteiro Turístico.

“Sentimo-nos muito felizes e privilegiadas em trabalhar num projeto tão inovador e transformador, que tem na cultura de raiz e na organização social do território as alavancas principais para o desenvolvimento do bairro”, comenta Karina Zapata, consultora do IADH e uma das líderes do projeto que contará, em breve, com um fantour e fanpress para divulgação de seu roteiro.

A proposta tem mobilizado toda a comunidade e já tem deixado grandes impactos positivos. Nas palavras de Karina, “Emociona ver tanta beleza cultural, nível de organização e postura empreendedora dos grupos. É gratificante comparar esta postura atual com o início dos trabalhos na Bomba, quando tínhamos uma comunidade que, apesar do imenso potencial cultural, era tutelada politicamente, desorganizada e sem sentido de bairro”.

Para conhecer melhor as ações de Implantação do Circuito Turístico Bomba Cultural na Bomba do Hemetério, confira o Resumo do Processo Metodológico de Roteirização.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário