Projeto Quintais Produtivos marca presença no Agrinordeste

O Projeto Quintais Produtivos, fruto da parceria entre o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e Odebrecht Realizações Imobiliárias, participou do 22º Agrinordeste, maior evento de agronegócios do Norte e Nordeste.  Durante o evento, que ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 13 e 15 de agosto, doze mulheres de comunidades do Cabo de Santo Agostinho expuseram produtos cultivados em seus próprios quintais.

O Quintais Produtivos é parte do Programa Reserva da Cidadania e promove a capacitação de mulheres em agricultura e empreendedorismo para que utilizem os quintais das próprias residências no cultivo de horta orgânica, fonte de alimentação familiar e produtos para comercialização. A iniciativa gerou resultados positivos, e hoje as integrantes são convidadas para participar de feiras gastronômicas e fornecer coffee breaks em eventos.

Essa é a segunda vez que o projeto vai ao Agrinordeste, após obter grande sucesso com a comercialização de 90% dos produtos levados em 2013. Este ano, além de hortaliças, frutas, legumes e verduras, o grupo expôs bolos, pães, geleias e vários outros itens produzidos por elas.

Projeto EcoReciclo – O Programa Reserva da Cidadania também levou ao Agridordeste empreendedores do Projeto EcoReciclo. Dos oito artesãos que foram ao evento, cinco receberam fundo de incubação para desenvolver seus negócios e outros três fazem parte das atividades de formação em empreendedorismo. Foram expostos e comercializados produtos como sabão ecológico, artesanato com resíduos de madeira, reaproveitamento de sacolas plásticas e camisetas estampadas com fotos do patrimônio histórico e natural do Cabo.

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário