Seminário realizado pelo IADH aborda resultados de um ano do Bombando Cidadania

Na última terça-feira (24), aconteceu no auditório Benício Dias, da Fundação Joaquim Nabuco, Casa Forte, o Seminário Experiências de Desenvolvimento Local em Territórios Urbanos. O projeto-piloto Bombando Cidadania, implementado no bairro da Bomba do Hemetério, zona norte do Recife, comemorou um ano e apresentou à sociedade seus próximos passos. O projeto é uma ação do Instituto Wal-Mart, com apoio de vários parceiros, entre eles, Prefeitura do Recife, Governo do Estado, Iadh, Auçuba, Aliança Empreendedora e Instituto Aliança. O presidente do grupo Wal-Mart no Brasil, Héctor Nunez, foi o anfitrião do evento. Além dele, estiveram presentes Luiz Herrisson, gerente de Assuntos Corporativos do Wal-Mart; Paulo Mindlin, diretor do Instituto Wal-Mart; Adriana Franco, gerente de desenvolvimento local do Instituto Wal-Mart/coordenadora do Programa Bombando Cidadania e Jakeline Soares, gerente de projetos do Instituto Wal-Mart.

Não foi por acaso que a Bomba do Hemetério foi escolhida. Celeiro cultural e com forte histórico de protagonismo, o bairro possui ambiência para ações de desenvolvimento local. “A Bomba do Hemetério foi escolhida pela liderança, pelo potencial de transformação”, disse Adriana Franco, gerente do Bombando Cidadania pelo Wal-Mart. Durante o ano de 2008, foram implantados vários projetos em diversas áreas. Os resultados obtidos foram bastante positivos, dentre eles, a formação de agentes de desenvolvimento local, o fortalecimento do coletivo cultural da região e a inserção dos mesmos no calendário de eventos da cidade, gerando, por sua vez, movimento nos setores de economia.

Agora, a nova etapa terá duração de cinco anos e tem por objetivo elevar o IDH da área. Para isso, o grupo Wal-Mart investiu cinco milhões de reais e estabeleceu as parcerias na busca de garantia das políticas públicas, pois há uma preocupação com a infra-estrutura e a geração de trabalho e renda. Os próximos passos do Bombando Cidadania focam no desenvolvimento turístico e cultural, produção de conhecimento e uma instância autônoma de gestão de desenvolvimento. “Para um trabalho de implementação de estratégias de desenvolvimento local, um ano ainda é muito pouco. Temos muito ainda o que fazer no âmbito do Bombando Cidadania”, explicou Patrícia Paixão, uma das consultoras do Iadh, responsável pelo componente formação de facilitadores e multiplicadores. Ela ressalta ainda que os vários resultados alcançados até agora precisam ser ampliados para garantir a sustentabilidade das ações. “O segundo ano será crucial para o espraiamento das ações para toda a comunidade e a implementação dos nove projetos culturais, que serão verdadeiros ativos de desenvolvimento”, frisou Patrícia Paixão.

Karina Zapata, consultora do IADH que atua no componente de desenvolvimento cultural comunitário do programa, complementa que “as ações desenvolvidas no primeiro ano do Bombando buscaram despertar no coletivo artístico da comunidade a importância da integração, da organização e da autonomia para construção do projeto cultural do bairro. No ano 2 do programa, serão priorizadas a implementação dos nove projetos culturais construídos com os diversos segmentos artísticos locais, a partir da ampliação da capacidade de gestão de suas atividades, serviços e produtos culturais”, explica.

Por Le Fil Comunicação Digital

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

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