Você está visualizando atualmente Megafone Seu Hemetério mobiliza comunicadores do Núcleo de Comunicação e promove intercâmbio com Academia

Megafone Seu Hemetério mobiliza comunicadores do Núcleo de Comunicação e promove intercâmbio com Academia

Depois dos primeiros encontros deste ano, para articulação de novas ações e balanço das atividades do ano de 2012, o Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania tem ganhado novo gás com a eleição dos gestores de patrimônio (Israel Uçá) e de programação (Carlos Alexandre) da Rádio Seu Hemetério e, em especial, com um novo programa que chegou aos alto-falantes da rádio: o Megafone Seu Hemetério.

O programa, uma experiência já vivenciada dentro do ambiente acadêmico (com o nome de “Megafone DH”), agora levado para o espaço do Núcleo, tem como foco a educação em direitos humanos. Na sua construção, tem a consultora do IADH Andrea Trigueiro – idealizadora do Megafone – como apresentadora e envolve os agentes de comunicação na produção de notas, matérias e enquetes para os quadros do programa, além de contar com a participação especial de jornalistas e estudantes de Jornalismo.

Entre os quadros do programa, estão as colunas “Educar para os Direitos Humanos”, da consultora do IADH responsável pelo componente comunicação do Programa Bombando Cidadania Patrícia Paixão, e “Análise Crítica de Mídia”, do jornalista Ivan Moraes Filho; o “Se Liga”, com dicas de eventos ligados aos direitos humanos; o “Rádio Solidário”, com dica de instituição/ação que precisa de ajuda; “Um mundo, muitas vozes”, com uma enquete sobre tema controverso; e “Papo Franco”, trazendo sempre uma entrevista.

A proposta é que a experiência sirva de aporte para que os comunicadores incrementem os próprios programas na grade da Seu Hemetério, além de promover um intercâmbio por meio da disponibilização do programa para outras rádios e pela internet. Até o momento, três edições já foram ao ar, e os áudios ficam disponíveis na Fan Page criada pelo grupo: https://www.facebook.com/megafoneseuhemeterio.

ACADEMIA – Por seu caráter inovador, a experiência do Megafone Seu Hemetério foi apresentada em artigo, nesta manhã (21), no II Encontro Educação em Rede, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEDUMATCE/UFPE).

O Programa Bombando Cidadania é fruto da parceria entre IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e Instituto Walmart, em campo no território expandido da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife/PE, desde outubro de 2008.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário