Você está visualizando atualmente Balé Bacnaré empreende financiamento colaborativo para reforma da sede

Balé Bacnaré empreende financiamento colaborativo para reforma da sede

O Balé Bacnaré, grupo de dança de matriz africana radicado na Bomba do Hemetério, está promovendo um projeto de financiamento colaborativo (crowfunding) para reforma de sua sede. A iniciativa é fruto da parceria com o Portal Impulso, da Aliança Empreendedora, que tem como objetivo promover o crowdfunding para microempreendedores que valorizem a responsabilidade social.

Todas as atividades do Bacnaré, grupo com 34 anos de dedicação à causa afro-brasileira, ocorrem na garagem da residência da família, local inapropriado à realização dos ensaios, apresentações, pesquisas, confecção de adereços e instrumentos. A requalificação do espaço contribuirá com a melhoria do desenvolvimento das atividades culturais e visitações turísticas, gerando renda e oportunidades de trabalho para os vários jovens integrados nos projetos que o grupo empreende.

Por isso o atual diretor do grupo, Tiago Batista Ferreira, decidiu apostar no financiamento colaborativo apoiado pelo Bombando Cidadania, atualmente em fase de saída do território para a sua autogestão. A meta é captar R$ 3.000,00 (três mil reais), que serão utilizados para pintar o local, colocar letreiro na fachada e arrumar o piso de acesso. Como o Portal não tem limite de arrecadação, se o projeto captar um valor maior, outras áreas da sede poderão ser reformadas.

Aquele que apoiar o projeto receberá as recompensas propostas pelo Balé, de acordo com a quantia que investir (a partir de R$ 10,00). Quando o projeto alcançar 70%, o Instituto Walmart entrará com 30% restante do valor pretendido. O grupo já conquistou 165 prêmios nacionais e internacionais, tendo realizado inúmeras turnês pela Europa, África e Ásia. Infelizmente, o fundador do Balé, Ubiracy Ferreira, veio a falecer em outubro de 2013, deixando um legado de conhecimento e sabedoria para seus parceiros e alunos, a quem chamava de “filhos do mundo”.

O mestre Bira, como era carinhosamente chamado, tinha a esperança de que esse projeto seguisse adiante, fortalecendo a cultura negra Brasil adentro e mundo afora, contribuindo ao fortalecimento do processo identitário de nosso país. Bira e o Balé Bacnaré compuseram a rede local assessorada pelo IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e organizações parceiras através do Programa Bombando Cidadania, que atuou por cinco anos no território expando da Bomba do Hemetério – fruto da iniciativa do Instituto Walmart em articulação técnico-pedagógica com o IADH.

Para colaborar com o Balé Bacnaré, clique aqui: http://impulso.org.br/pt/projects/32-reforma-do-bale-bacnare inscreva-se no site e clique em “Impulsionar”.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário