Você está visualizando atualmente Catadores em Rio Largo preparados para criar cooperativa
Ronaldo Camboim, do IADH, faz apresentação em capacitação sobre cooperativismo

Catadores em Rio Largo preparados para criar cooperativa

Ronaldo Camboim, do IADH, faz apresentação   em capacitação sobre cooperativismo
Ronaldo Camboim, do IADH, faz apresentação
em capacitação sobre cooperativismo

O grupo de catadores de produtos recicláveis em Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, em Alagoas, está preparado para a constituição da sua cooperativa. A capacitação foi feita pelo IADH, como parte do Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território Rio Largo (DIST Rio Largo).

A equipe do IADH apresentou o conceito de cooperativa para os catadores reunidos. Eles conheceram os procedimentos para constituição de uma cooperativa, quais os compromissos que devem ser assumidos, os valores éticos acordados, a base legal do cooperativismo, os vários ramos do cooperativismo e as diferenças entre uma empresa cooperativa, uma empresa mercantil e uma associação.

O evento de capacitação contou com a participação de 38 pessoas que atuam como catadores, de duas técnicas da equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Largo, além do próprio secretário. Ele falou sobre a importância da cooperativa, em especial, da oportunidade desse momento, quando a prefeitura está preparando um projeto de lei, a ser enviado à Câmara de Vereadores, para criação do Programa Socioambiental Cooperativa de Catadores de Material Reciclável.

O fim do lixão e um plano de ação para os trabalhadores que tinham na atividade de catadores sua renda obedecem à pressão da sociedade civil e das autoridades. A prefeitura do município, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, iniciou ações em apoio ao grupo de catadores. O Projeto DIST, que conta com ações na área de gestão ambiental, com foco em resíduos sólidos, fez parceira com a secretaria, na pessoa do secretário Cláudio de Melo Lima Filho, para apoiar a formação da cooperativa.

Ao final do evento, os participantes elegeram uma comissão composta por cinco representantes para elaborar a proposta de estatuto da Cooperativa de Catadores de Rio Largo, com apoio da equipe técnica do IADH. A primeira reunião foi agendada. Depois da elaboração da proposta de estatuto, a comissão fará a convocação para uma assembleia geral para análise e aprovação, eleições da diretoria e do conselho fiscal, que deverá ocorrer em janeiro.

O DIST é uma iniciativa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para os residenciais Minha Casa, Minha Vida e é executado pelo IADH em Alagoas, no Ceará e em Goiás.

Deixe um comentário