Você está visualizando atualmente Equipe do Sebrae/PB realiza visita técnica ao Programa Bombando Cidadania

Equipe do Sebrae/PB realiza visita técnica ao Programa Bombando Cidadania

Uma comitiva do Sebrae/PB e entidades parceiras do órgão visitaram, no último sábado (19/05), o bairro da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife/PE, para conhecer as experiências exitosas do Programa Bombando Cidadania, fruto da parceria entre a expertise do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e a iniciativa do Instituto Walmart. O objetivo da visita é compartilhar técnicas e iniciativas de estímulo ao desenvolvimento para fortalecer territórios da Paraíba e de Pernambuco.

Durante a estadia da comitiva paraibana no bairro da Bomba do Hemetério, os visitantes puderam ouvir e ver, no auditório da Escola Estadual Mardônio Coelho, apresentações dos componentes do Bombando Cidadania. Durante a tarde, as consultoras do IADH Karina Zapata, que guiou o grupo durante a visita, Andrea Trigueiro e Elisângela Gonçalves, além de Miqueias Bandeira, representando a Universidart, e os agentes do Programa Patrícia Oliveira, Dilma Felix, Rivaldo Ferreira, Raphael de Castro e Elisandro Damasceno, falaram sobre sobre os processos de mobilização, formação e atuação no território do diversos atores envolvidos.

A apresentação atraiu a atenção dos presentes, que fizeram perguntas sobre a construção dos projetos e elogiaram os processos e resultados alcançados. “Aqui tem tudo o que a gente sonha! A comunidade é envolvida com os trrabalhos, guia as atividades, é muito bom pra gente, que trabalha com desenvolvimento, conhecer experiências assim”, afirmou entusiasmada Lúcia Giovanna, representante do Ponto de Cultura Viva o Museu, da cidade de Areia/PB. Para ela, um dos maiores atrativos do Programa é a articulação de atores para efetivar os propósitos compartilhados dos moradores do bairro.

Além de slides, vídeo, falas e performances, a equipe do Bombando Cidadania contextualizou o histórico e a metodologia do Programa, animando os aproximadamente 50 representantes de diversas organizações da Paraíba e os conduzindo a vivências práticas. Durante a tarde e a noite do sábado, a comitiva do Sebrae pôde confericaminhar até o Espaço Bombando Cidadania (sede das ações no território), dar entrevista ao programa Bombando Emoções, da Rádio Seu Hemetério, provar o tempero do Espetinho da Ceça e assistir à apresentação do Balé Bacnaré.

“O bairro da Bomba do Hemetério e o Programa Bombando Cidadania vão ser exemplo para nossa atuação na Fundação de Cultura de João Pessoa. Nós vamos levar muita coisa pra lá”, disse empolgado o representante da Funjope Pedro Coutinho. Com a visita, o IADH espera fomentar experiências similares à do Bombando Cidadania em outros territórios do país, investindo no capital social e na perspectiva local/territorial do desenvolvimento. Para saber mais sobre a visita técnica da comitiva do Sebrae e entidades parceiras, confira a Galeria de Fotos e os depoimentos em nosso blog.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário