Você está visualizando atualmente IADH apoia criação de Banco Comunitário em Arapiraca (AL)

IADH apoia criação de Banco Comunitário em Arapiraca (AL)

A economia solidária ganhou mais espaço em Arapiraca, no estado de Alagoas. Com a criação do Banco Comunitário Brisa do Lago (BCBL), os pequenos empreendedores da região terão oportunidade de ampliar seus negócios com base na solidariedade e na confiança. Em oficina realizada nos últimos dias 9 e 10, empreendedores locais deram início à construção do banco, com assessoria de Conceição Faheina, associada do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e especialista em inclusão financeira.

A iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST), desenvolvido pelo IADH no território, com recursos do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. “O banco tem como missão apoiar, através do financiamento para capital de giro, atividades empreendedoras associativas ou individuais no Residencial Brisa do Lago, em Arapiraca” afirma Ronaldo Camboim, coordenador do IADH no projeto.

A oficina contou com a participação de representantes da área social da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Arapiraca e do SEBRAE Regional Arapiraca, além de representantes dos empreendimentos associativos incubados no Projeto DIST e representantes do Fórum de Desenvolvimento do Brisa do Lago.  O encontro foi concluído com a eleição da diretoria do Banco, que irá abrir conta na Caixa para recebimento de recursos do Fundo de Incubação do Projeto DIST e, em breve, agendará a inauguração do Banco Comunitário do Brisa do Lago à comunidade do Residencial.

“O IADH vai concluir o trabalho deixando um legado para a nossa região. Com o banco vamos poder incentivar a economia local e permitir que as pessoas permaneçam no território. Como o nosso residencial fica distante de outros lugares da cidade, as pessoas sempre precisam se deslocar para adquirir seus produtos, e o banco vai ajudar a ampliar as opções que temos” afirma Giselle Freitas, presidente do Banco Comunitário Brisa do Lago.

 

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário