Home » Notícias » Sessões de coaching no projeto Semear desenvolvem as capacidades das empreendedoras

Sessões de coaching no projeto Semear desenvolvem as capacidades das empreendedoras

30 de novembro de 2017

Débora Costa, do IADH, em atividade no Projeto Semear

Débora Costa, do IADH, em atividade no Projeto Semear

Grupo de mulheres de Araçoiaba tem sessões que mostram com se alcançar um objetivo

Grupo de mulheres de Araçoiaba tem sessões que mostram com se alcançar um objetivo

Débora Costa apoia o desenvolvimento da capacidade de se tornar empreendedora

Débora Costa apoia o desenvolvimento da capacidade de se tornar empreendedora

As participantes devem anotar suas metas e traçar um plano

As participantes devem anotar suas metas e traçar um plano

Todas as terças-feiras, a mentora Débora Costa, do IADH, exerce sua ocupação de psicóloga coach na escola Pastor Hermes Aeph, sede do Projeto Semear. O objetivo das aulas é desenvolver as capacidades das empreendedoras incubadas pelo projeto, com o objetivo de fazer com que compreendam melhor seu potencial no ramo dos negócios.

Débora explica melhor o método utilizado: “O coaching de equipe usa a  programação neurolinguística, que  parte da definição de metas com foco em resultados para os empreendimentos, apoio ao autoconhecimento para acessar melhor recursos internos e gerar autoconfiança, com fortalecimento do senso de equipe, dos laços de solidariedade e da aprendizagem no planejamento para alcance resultados”.

As participantes do Cantinho da Costura Canaã e da ConfecSonhos participaram do encontro, na última semana. Elas formam um grupo compostos por mulheres da cidade de Araçoiaba, a cerca de 50 quilômetros do Recife. Ao todo, são 11 empreendedoras.

Cada sessão dura uma hora e meia e aborda temas como “metas a longo e curto prazo”, “meios concretos para se alcançar essas metas”, “quem está disponível para quais ações”. Dentro dessas discussões, as empreendedoras são incentivadas a falar sobre seus objetivos e a pensar ações progressivas para desenvolver seus propósitos.

As participantes são estimuladas a pensar maneiras de atrair patrocinadores e de conquistar a autonomia financeira por meio de sua própria produção. Ao fim de janeiro, elas devem realizar a conclusão do processo de incubação do Semear e trabalhar plenamente como empreendedoras.

Mais do que aulas técnicas, o coaching tem a intenção de empoderar essas mulheres e criar novas perspectivas profissionais no município.

Judy Vitória, 18 anos, que faz parte do grupo junto com a mãe, Josy, fala sobre a sua experiência. “Com as aulas de coaching, que estamos tendo com a Débora, aprendemos e entendemos que não há vitória sem metas e força de vontade. Isso nos deixa cada vez mais preparadas para a vida profissional”.

O projeto Semear atende a mais seis empreendimentos liderados por mulheres. Ele é executado pelo IADH, com apoio financeiro do Instituto Alcoa e da Prefeitura de Araçoiaba.

Tags: , ,

Visualizações: 31